Guia do consumidor para as Olimpíadas


Por Tribuna

08/05/2016 às 07h00

Faltando menos de três meses para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, consumidores brasileiros e estrangeiros já podem ter acesso, via internet, ao Guia das Olimpíadas, formulado pela Proteste. O material traz informações embasadas no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e nos estatutos do Torcedor e do Idoso, além da Lei Olímpica, aprovada pela Câmara e Senado, com regras em relação aos ingressos ainda não vendidos, mais especificamente em relação à meia-entrada e à reserva de bilhetes.

Há orientações sobre alimentação, transporte, serviços bancários, câmbio, hospedagem, passagens aéreas, aluguel de veículos, telefonia, saúde e segurança. O manual também traz regras de comportamento para o público nos locais de competição, como proibição de uso de cartazes, bandeiras e outros símbolos com mensagens racistas, xenófobas ou que incitem qualquer tipo de discriminação. O acesso à cartilha pode ser feito no site www.proteste.org.br/institucional.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.