JF contabiliza 11.825 casos de dengue


Por Juliana Netto

04/05/2016 às 09h26- Atualizada 04/05/2016 às 09h32

Juiz de Fora registrou 724 novos casos de dengue na última semana, conforme boletim epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria de Saúde. No informe, o Departamento de Vigilância Epidemiológica aponta um total de 11.825 casos neste ano. Na semana passada, esse número era de 11.101. Apesar da ocorrência de dias mais frios, o crescimento do número de novos casos prováveis de dengue vem se mantendo na cidade.

[Relaciondas_post]

Até o momento, nove mortes pela doença foram confirmadas. No entanto, conforme levantamento da Tribuna nos cartórios da cidade, outras 26 pessoas faleceram com suspeita da doença. A Secretaria de Saúde informou, na época, que todos os casos suspeitos de óbitos por dengue em Juiz de Fora foram encaminhados para a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para investigação. Até a noite desta terça-feira (3), a SES ainda não havia divulgado o boletim epidemiológico da semana.

Prevenção
A principal ação para prevenção da dengue é evitar o nascimento do Aedes aegypti, que, além da dengue, transmite o zika vírus, a chikungunya e a febre amarela. Ainda não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.