JF estuda recepção de delegações
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberá, a partir de julho, os atletas que disputarão, em agosto, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O diretor da Faculdade de Educação Física da Federal (Faefid), Maurício Bara Filho, garantiu a presença de três delegações, revelando, posteriormente, otimismo no acordo com mais esportistas. “Estão confirmadas as de atletismo da China e do Canadá, além da paralímpica canadense. Estamos negociando ainda, e, nos próximos dias, talvez tenhamos novidades. Houve conversas com a delegação da Eslováquia e está em bom andamento, mas nada confirmado.Estamos esperando a finalização de alguns torneios como o pré-olímpico de vôlei para reforçar conversas com mais delegações”.
Objetivando melhor aclimatação, os primeiros representantes chineses chegam, segundo Bara, “por volta do dia 20 de julho”. Em 2014, o recordista olímpico em Londres na marcha atlética de 20km, Ding Chen, chegou a utilizar as instalações da Federal para treinamento. Os canadenses, por sua vez, iniciam desembarque na Princesa de Minas no dia 31de julho.
Para este período – letivo -, Bara certificou o prosseguimento normal das aulas, com possibilidade de mudanças apenas na utilização do ginásio e pista de atletismo, reservadas prioritariamente aos estrangeiros.”Estamos estudando, mas no geral vai ter uma mudança pequena em algumas situações. A faculdade não para. O que vai acontecer, de repente, é uma equipe de vôlei vir treinar, vamos ceder o espaço, arrumar treinos em horários diferenciados. Temos que entender que é um momento único e também vai estar no final do período.”
Com aproximadamente metade das obras concluídas, o novo ginásio poliesportivo da Faefid não ficará pronto até a recepção.
Em nota, a Prefeitura de Juiz de Fora reiterou o interesse no recebimento apropriado dos atletas, afirmando não ter ainda fechado programação. “A Prefeitura de Juiz de Fora, através da Secretaria de Esportes e Lazer (SEL) está neste momento concentrando todos os seus esforços para garantir o sucesso do revezamento da Tocha Olímpica na cidade, que acontece dentro dos próximos 15 dias. Assim que o evento for concluído, dará início à reuniões com Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para garantir que a recepção às delegações seja a melhor possível. E então continuar reforçando a boa imagem de Juiz de Fora como um município que tem total capacidade para palco de espetáculos esportivos de grande porte, como ocorreu com os jogos recentes como Botafogo, Flamengo, Fluminense e agora com a passagem da tocha olímpica.”