Ouça agora

JF tem cinco mortes por dengue em uma semana


Por Guilherme Arêas

26/04/2016 às 20h02- Atualizada 27/04/2016 às 08h44

Em apenas uma semana, Juiz de Fora registrou cinco mortes por suspeita de dengue. Os nomes aparecem nos obituários dos cartórios do município. Neste mês, a doença já fez dez vítimas fatais. O pico das mortes foi no mês passado, quando 16 pessoas faleceram com suspeita da moléstia. Se todos os casos forem confirmados, Juiz de Fora contabilizará 35 óbitos por dengue este ano. O número é assustador, levando-se em consideração que, no ano passado, houve apenas uma morte no município. Em 2014, foram cinco. Já em 2010, quando a cidade enfrentou a sua pior epidemia até então, foram registrados 17 óbitos. Nesta semana, 888 novos casos foram registrados, com o total de notificações subindo de 10.213 para 11.101. Em relação a semanas anteriores, houve uma queda no número de novos registros, já que a média estava em torno de mil.

[Relaciondas_post]

As últimas mortes aconteceram nos últimos seis dias. Dos cinco falecidos, dois possuíam outras comorbidades. No último dia 21, uma idosa de 86 anos foi a óbito pela doença. Ela também sofria de fibrilação atrial e tinha sequela de Acidente Vascular Cerebral (AVC). No dia 22, foi a vez de um idoso de 92 anos ser vítima da doença. Além de dengue, ele possuía fibrilação atrial crônica. No dia 24, outra idosa, dessa vez de 95 anos, faleceu da mesma causa. Já no dia 25, uma mulher de 32 anos teve choque hemorrágico em decorrência da dengue. Nesta terça-feira (26), uma mulher de 60 anos faleceu por choque séptico em consequência do vírus.

A Secretaria de Saúde reiterou que todos os casos suspeitos de óbitos por dengue em Juiz de Fora foram encaminhados para a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para investigação. Até agora, apenas nove mortes tiveram confirmação oficial no município. Até o fechamento desta edição, a SES ainda não havia divulgado o boletim epidemiológico da semana.