Instabilidade perde força, mas ainda pode chover


Por Juliana Netto

07/03/2016 às 09h33- Atualizada 07/03/2016 às 11h16

Atualizada às 10h56

tempo-olavo
Mesmo com chance de chuva para esta segunda, instabilidade deve perder força na região (Foto: Olavo Prazeres/07-03-2016)

Após uma madrugada com fortes pancadas de chuva e descargas elétricas em alguns pontos de Juiz de Fora, a segunda-feira (7) deve ser de tempo mais firme na cidade. Conforme dados dos pluviômetros do 5º Distrito de Meteorologia, instalados no Campus da UFJF, entre 2h e 3h desta segunda-feira, houve acumulado de cerca de 11 milímetros na região da universidade, maior índice registrado pelo instituto nas últimas 72 horas. Pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registraram volume significativo nas últimas horas também em Chapéu D’Uvas, onde choveu 30 milímetros, além dos bairros Ponte Preta e Distrito Industrial, com 12 milímetros de chuva cada.

Em relação às últimas 72 horas, a média de chuva contabilizada pelo Cemaden foi de 27,71 milímetros. Chapéu D’Uvas, Filgueiras e Centenário foram os bairros de maior concentração pluviométrica, com 66,6; 63,96 e 58,05 milímetros respectivamente. Conforme balanço da Defesa Civil, oito chamados foram atendidos entre sábado e a manhã desta segunda, todos sem gravidade. As ocorrências foram registradas nas regiões Nordeste, Sul, Leste, Oeste e Norte, com quatro orientações técnicas, uma ameaça de escorregamento de talude, uma inundação, uma ameaça de escorregamento de pedra e uma infiltração em laje.

Mesmo com a possibilidade de pancadas típicas de verão para hoje, a tendência é de que haja estabilidade sobre a maioria das regiões mineiras a partir desta segunda-feira. Para hoje, a expectativa é de que a temperatura máxima gire entre 28 e 30 na cidade, podendo chegar até 33 graus em outros pontos da Zona da Mata.

Aumento no nível dos mananciais

Com as pancadas, todas as três represas que abastecem o município sofreram aumento no volume de água acumulada. Em São Pedro, houve ganho de 4,1% entre sexta-feira e a manhã desta segunda, passando dos 89,7% para 93,8%. A Represa Doutor João Penido apresentou aumento de 0,5%, operando hoje com 89,5% de sua capacidade. Já Chapéu D’Uvas teve ganho de 1,1%, chegando a 77,1%.

Quer ter a sua foto do tempo publicada na Tribuna? Faça seu registro, publique a imagem no Facebook ou Instagram usando as hashtags #amanheceremjf ou #entardeceremjf. As mais bonitas e criativas podem aparecer no nosso site e redes sociais.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.