Eventos discutem a alimentação saudável e seus desafios
A alimentação saudável e seus desafios estarão em debate nesta semana em Juiz de Fora por meio de dois eventos: “Viva sem glúten”, promovido pela empresa Chico Geraes, com apoio da Unipac Juiz de Fora, e a IV Semana da Nutrição da UFJF. A segunda edição do Viva começa nesta quarta-feira (5) e segue até sábado, no Espaço Mascarenhas, na Praça Antônio Carlos, no Centro. A proposta é alertar a população sobre os perigos causados pela ingestão do glúten, principalmente por pessoas portadoras da doença celíaca, que é autoimune e provoca intolerância ao glúten, impossibilitando o consumo da substância.
“O número de portadores desta doença cresceu muito em Juiz de Fora nos últimos anos. Por isso, queremos fazer deste evento um espaço para despertar a população sobre o glúten e trazer alternativas para uma alimentação mais saudável, bem como a utilização da mandioca, o produto mais consumido entre os celíacos. Queremos unir, também, os fabricantes e o Poder Público”, explica Francisco Mendonça, organizador do evento. O glúten é uma proteína presente no trigo, na cevada, no centeio e no malte, sem valor nutricional e sem calorias. É por meio dele que bolos, pães e massas apresentam aspecto mais “fofinho”.
Além apresentar os segredos da culinária sem glúten, por meio de oficinas gratuitas do Senac, o evento contará com atividades pagas, bem como oficinas ministradas e coordenadas por chefs mineiros e dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Na sexta-feira (7), o seminário abordará a doença celíaca e a intolerância ao glúten e terá a participação das Associações dos Celíacos do Brasil (Acelbras) e de profissionais de saúde e de nutrição. O pesquisador da Embrapa de Cruz das Almas (BA), Joselito da Silva Motta, especialista em mandioca, também fará parte do encontro. A programação completa está no site www.vivasemgluten.com.br, onde também podem ser feitas as inscrições.
Alimentação coletiva
Paralela às atividades do “Viva sem glúten”, a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, desta quarta-feira (5) até sexta-feira (7), a IV Semana da Nutrição, que trará como tema os desafios e as tendências da alimentação coletiva na sociedade contemporânea. A atividade pretende unir comunidade acadêmica e profissionais, a partir de fóruns de discussão para troca de experiências e divulgação de inovações na área de gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN).
A produção de refeições, especialmente aos aspectos fundamentais à gestão de UANs, serão o norte das discussões, traçando os desafios do nutricionista nos campos de atuação diferenciados, tais como restaurantes comerciais, mercado varejista de gêneros e a abrangência que a culinária adquiriu a partir da popularização da gastronomia.