5 cidades para curtir o frio perto de Juiz de Fora

Por Viajei Bonito

10/07/2017 às 10h59 - Atualizada 10/07/2017 às 10h59

O inverno mal começou e já estamos passando por sensações térmicas próximas do zero. Para alguns o frio é bem-vindo, para outros a contagem regressiva para a chegada do verão já começou, mas uma coisa não podemos negar: quem vai viajar agora no inverno estará bem servido de destinos próximos à nossa cidade.

Se você é do tipo de turista que gosta de sair para tomar um caldo quente à noite, curtir uma lareira ou então de acordar cedo pra apreciar a paisagem branca coberta pela geada, há de concordar que Juiz de Fora está muito bem localizada. Conheça 5 destinos próximos que podem ser visitados sem correria em um final de semana.

Conceição do Ibitipoca

Ibitipoca é a preferida dos juiz-foranos em qualquer época do ano
Ibitipoca é a preferida dos juiz-foranos em qualquer época do ano. Créditos: Gisele Rocha

Se for para falar de lugares para curtir o frio perto de Juiz de Fora, não poderíamos começar por outro que não fosse Conceição do Ibitipoca. Além do parque que é a grande atração da região, seus bares são muito charmosos e aconchegantes pra se passar o fim de tarde e o começo da noite, com tudo o que há de melhor na comida mineira, especialmente aqueles pratos que vão lhe manter quentes em meio ao inverno rigoroso das montanhas. (Leia mais sobre Ibitipoca).

Distância de Juiz de Fora: 90 km / 2h00 de carro

Lavras Novas

Gisele Rocha e Adriano Castro em Lavras Novas, distrito de Ouro Preto que preserva sua natureza exuberante e construções setentistas
Gisele Rocha e Adriano Castro em Lavras Novas, distrito de Ouro Preto que preserva sua natureza exuberante e construções setentistas. Créditos: Viajei Bonito

Lavras Novas é uma das nossas queridinhas e destino para vários roteiros nossos em Minas Gerais. Sua proximidade com Ouro Branco, Ouro Preto, Mariana e outras cidades de importância história na Estrada Real acaba sempre colocando-a na rota. Já passamos muito frio naquele lugar! A cidade lembra um pouco Ibitipoca e também é muito bem explorada pelo turismo, com uma gama enorme de pousadas, restaurantes e passeios pela natureza. É sem dúvida um ótimo destino pra quem gosta de caminhadas por trilhas, paisagens e o clima bucólico das pequenas cidades mineiras. (Leia mais sobre Lavras Novas).

Distância de Juiz de Fora: 215 km / 3h30 de carro

Catas Altas

Catas Altas reúne ecoturismo, patrimônios históricos e o melhor da gastronomia mineira, sendo um excelente destino para curtir o frio perto de Juiz de Fora
Catas Altas reúne ecoturismo, patrimônios históricos e o melhor da gastronomia mineira, sendo um excelente destino para curtir o frio perto de Juiz de Fora. Créditos: Viajei Bonito

Catas Altas foi a mais recente de nossas viagens por Minas Gerais e já simpatizamos de cara com o frio daquele lugar. Nossa chegada pela manhã foi repleta de serração e uma atmosfera única proporcionada pelas ruas históricas da cidade. Ao visitar o Santuário do Caraça tivemos contato com pessoas que estavam se hospedando em suas instalações e enquanto saímos por conta do horário de encerramento nos deu uma vontade enorme de passar o resto da noite em seu restaurante que àquela hora já lançava um cheirinho gostoso de comida mineira. Isso sim é saber aproveitar o frio da melhor maneira possível! (Leia mais sobre Catas Altas).

Distância de Juiz de Fora: 285 km / 4h40 de carro

O conteúdo continua após o anúncio

Andrelândia

Quem viaja para Andrelândia não pode deixar o casaco de fora da mala
Quem viaja para Andrelândia não pode deixar o casaco de fora da mala. Créditos: Gisele Rocha

Conhecemos Andrelândia no início do ano, ainda durante o outono. Fomos a convite do pilar responsável pelo turismo na Fundação Guairá e caminhando pelas ruas durante as manhãs frias, conseguimos ter uma ideia de como é o inverno por lá. Na ocasião ficamos em uma pousada muito aconchegante com lareira na sala e no quarto (isso já é sinal de que o lugar é frio mesmo). (Leia mais sobre Andrelândia).

Distância de Juiz de Fora: 150 km / 2h20 de carro

Petrópolis

Petrópolis oferece alternativas para todos os tipos de viajantes, com opções culturais, trilhas em meio à natureza e centros de compras
Petrópolis oferece alternativas para todos os tipos de viajantes, com opções culturais, trilhas em meio à natureza e centros de compras. Créditos: Gisele Rocha

Posso sair de Minas Gerais? Calma que ainda é perto de Juiz de Fora! Como poderíamos deixar Petrópolis de lado? Atrações turísticas históricas, museus, parques e igrejas fazem parte do pacote turístico que é andar pelas ruas da Cidade Imperial. Podemos dizer que a cidade fica maravilhosa no frio do inverno, apesar de que nas outras estações do ano as temperaturas são mais do agradáveis. Um final de semana é pouco pra quem quer conhecer tudo que Petrópolis oferece, mas a cidade fica logo ali e nada impede que você volte no final de semana seguinte. (Leia mais sobre Petrópolis).

Distância de Juiz de Fora: 120 km / 2h10 de carro

Vai visitar alguma dessas cidades? Vá bem agasalhado!

Lembre-se sempre de reservar uma mala espaçosa que caiba muitas roupas de frio: elas ocupam mais espaço que o normal e não devem ser deixadas em casa caso o tempo esteja agradável no momento da saída. É muito comum deixamos os maiores casacos no guarda-roupa porque no dia da viagem estava fazendo sol. O inverno nessas cidades é bem traiçoeiro. Durante o dia faz sol e a temperatura aumenta, mas assim que ele despenca no horizonte os “ventos glaciais” chegam quase que instantaneamente.

Até o próximo artigo!

Viajei Bonito

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia