Petrópolis Gourmet – De Volta às Origens

Até o dia 20 de novembro, o público vai poder conferir os sabores que construíram a identidade gastronômica da região, através da construção da Estrada Real.

Por Claudia Figueiredo

13/11/2017 às 15h05 - Atualizada 13/11/2017 às 15h05

O Pé na Estrada Antuérpia subiu a Serra Fluminense para participar do Festival Gastronômico Petrópolis Gourmet. Com o tema “De Volta às Origens”, os chefs abusaram da criatividade para preparar menus, compostos de entrada, prato principal e sobremesa em 45 restaurantes participantes.

Até o dia 20 de novembro, o público vai poder conferir os sabores que construíram a identidade gastronômica da região, através da construção da Estrada Real. As culinárias portuguesa, alemã e italiana estão representadas com várias influências nas criações dos chefs.

No sábado à noite, jantamos no Bordeaux Ipiranga o Bacalhau a Moda do Chef Luciano Amaral. Na entrada, comemos uma deliciosa Berinjela recheada com tomate seco, manjericão e geleia de tomate. O prato principal era lombo de bacalhau com crosta de amêndoas e ervas e rosti de batata baroa. Harmonizamos com a Cerveja Antuérpia Taperebá, medalha de Ouro no Concurso Brasileiro da Cerveja, em Blumenau,SC. Ela trouxe uma acidez agradável ao paladar. É uma cerveja leve e extremamente refrescante. De sobremesa, rabanada com sorvete de banana e calda.

Fotos Claudia Figueiredo

No domingo, almoçamos no Solar do Império. O Chef Bertrand Materne criou uma entrada de bacalhau com azeitona e feijão guandu e o principal foi um mexidinho de legumes com filé de frango crocante ao molho agridoce e arroz integral. Na sobremesa, degustamos Crème Brúlèe com doces de mamão, figo e abóbora.

O conteúdo continua após o anúncio

Para se hospedar, nossa sugestão é o Casablanca Imperial, bem próximo às principais atrações turísticas de Petrópolis, como o Museu Imperial, a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Palácio Rio Negro e a Casa onde morou Princesa Isabel. Embora mantenha suas características, o Casablanca Imperial é um belíssimo casarão, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, totalmente reformado.

Vários eventos paralelos completam a programação. Em Itaipava, foi montado o Mercado Gourmet, com diversos produtos produzidos na Serra, expostos apenas durante os finais de semana. Há também várias oficinas gastronômicas ministradas por chefs do Rio de Janeiro e de Petrópolis. Esta é a décima-sétima edição do festival e todos os detalhes você confere clicando aqui e no Pé Na Estrada Antuérpia do próximo sábado, dia 18, na Tribuna de Minas (versão impressa e on-line).

Acompanhe nossos roteiros através de nossas redes sociais. Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Claudia Figueiredo

Claudia Figueiredo

Jornalista e Radialista. Cozinheira por amor e por encomenda. Autora do livro "Na Cozinha com Claudinha" e organizadora do livro "Os Segredos do Fátima Buffet". Blogueira do www.gastrocomamor.com.br

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia