Exposição Pisicogeografias

Por Tribuna

27/09/2017 às 19:55hs - Atualizada 10/10/2017 às 10:41hs

Exposição Pisicogeografias
Exposições
Data Data
De 29/09/2017 até 14/10/2017
Horário Horário
10:00 às 22:00
Local Local
Shopping Jardim Norte (Av. Brasil, 6345) Cidade: Juiz de Fora
Cidade Cidade
Juiz de Fora - MG
Valor Valor
Gratuito
Contato Contato
(32) 3512-2000
Site Site
www.jardimnorte.com.br
Sobre o evento Sobre o evento

 

O Espaço Cultural do Shopping Jardim Norte recebe, até o dia 14 de outubro, a exposição “Pisicogeografias”, do artista Dalton Carvalho. A mostra explora os conceitos abordados pelas vanguardas arquitetônicas dos anos 1950/60 e tem como referência estética o hiper-adensamento das grandes metrópoles dos dias atuais. “Psicogeografias” traz uma série de experimentações em que as cores, formas e texturas surgem como contraponto de uma tentativa de dominação do caos urbano.

Com trabalhos em técnicas variadas – passeando entre o digital, a gravura e a tinta – essa seleção de obras traz uma leitura mais abstracionista do tema urbano, em que as formas geométricas, as perspectivas e os pontos de fuga se fundem em cores e texturas, revelando diferentes pontos de vista sobre o mesmo olhar.

A psicogeografia foi definida pelos situacionistas – grupo de pensadores dos anos 60 que viam na cidade o principal palco de ação social, política e artística – como um “estudo de efeitos exatos do meio geográfico, conscientemente planejado ou não, que agem diretamente sobre o comportamento afetivo dos indivíduos.” É nessa imersão quase vertiginosa dentro das obras que se deixa evidenciar a tênue linha entre a beleza fractal e o caos pujante do ambiente urbano.

O artista

Natural de Nepomuceno, Sul de Minas Gerais, Dalton Carvalho reside em Juiz de Fora desde 2005, quando iniciou seus estudos na faculdade de Arquitetura & Urbanismo. Arquiteto formado pela UFJF, atua na área desde 2010, trabalhando também como designer e ilustrador freelancer. Especialista em maquetes eletrônicas e visualização arquitetônica em 3D, transita entre o digital e o analógico, mesclando as plataformas nas composições de seus trabalhos.




Mais eventos



Desenvolvido por Grupo Emedia