Ícone do site Tribuna de Minas

Conversa com os candidatos

editorial
PUBLICIDADE

A partir desta terça-feira até o dia 19, a Rede Tribuna, por meio da rádio Transamérica (91,3 FM), o jornal em suas versões impressa e digital, além das redes sociais, entrevistará os seis candidatos e candidatas à Prefeitura de Juiz de Fora. O primeiro a ser ouvido, entre 10h e 11h, será Charlles Evangelista (PL).

Os encontros serão sempre às terças-feiras e quintas-feiras, ocasião em que todos terão oportunidade de questionar um dos oponentes. Último a ser entrevistado, após sorteio com a participação de representantes de todas as candidaturas, Júlio Delgado (MDB) terá direito, em um minuto, a fazer uma indagação ao candidato do PL. E assim sucessivamente. Charlles encaminhará sua pergunta a Isauro Calais (Republicanos), a ser ouvido na quinta-feira.

PUBLICIDADE

Entrevistar os candidatos tornou-se tradição da Rede Tribuna, por ver nesses “bate-papos” a oportunidade de conhecer as ideias e os projetos dos que pretendem dirigir os destinos da cidade nos próximos quatro anos. Os entrevistadores e repórteres vão refletir, de certo modo, o interesse dos eleitores, que até o dia 6 de outubro vão cobrar de todos o que pretendem fazer à frente de uma das principais cidades do país.

PUBLICIDADE

Na semana passada, o Censo do IBGE indicou que Juiz de Fora tem uma população de 565 mil habitantes, mas é necessário destacar que, por ser polo de uma região, suas demandas não se esgotam nos moradores locais. Ao contrário, pelo menos 1,5 milhão de pessoas têm dependência da cidade, seja por atendimento médico, seja por questões educacionais.

E não é insignificante considerando o perfil econômico da região. Enquanto a rica Uberlândia tem um entorno pujante, assim como Belo Horizonte, a Zona da Mata ainda não alcançou o crescimento necessário para garantir a autonomia dos seus municípios. A região ainda carece de investimentos e nem sempre está entre as prioridades do Governo estadual.

PUBLICIDADE

O prefeito ou prefeita de Juiz de Fora deve representar seus cidadãos, mas também a região, especialmente em conversas com autoridades estaduais e federais. Quando tira da pauta um hospital como o Regional, o Estado compromete o atendimento da população juiz-forana, mas também dos moradores da Zona da Mata, como indicado no próprio nome: hospital regional.

Juiz de Fora é uma cidade com um dos melhores índices de qualidade de vida, mas, como as metrópoles do seu porte, tem seus desafios, que passam necessariamente pela economia e pelas instâncias sociais. Conforme destacado na edição de domingo da Tribuna, a segurança é uma das principais preocupações da população, ficando em terceiro lugar após saúde e educação.

PUBLICIDADE

Há outras, e o objetivo das entrevistas é saber das candidatas e dos candidatos, o que pretendem fazer para ampliar a eficiência destes serviços, uma vez que, passam pelo paradoxo da eficiência. Quanto mais se aprimoram, mais atraem usuários. Durante a fase aguda da Covid-19, uma expressiva parcela das pessoas atendidas no SUS da cidade e na rede privada era de outros municípios, alguns de outros estados, como o Rio de Janeiro.
Os eleitores desejam conhecer as intenções dos candidatos, e a Rede Tribuna irá intermediar essa informação.

Sair da versão mobile