A Concer, concessionária que administra o trecho da BR-040 entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro, anunciou que o tráfego no km 81 da rodovia, na descida da Serra de Petrópolis, será reaberto neste domingo (29). O local estava interditado desde 7 de novembro do ano passado, quando um desabamento, próximo a um túnel em construção da nova subida da rodovia. Na época, uma casa foi totalmente destruída e outras 50 foram interditadas.
Segundo a concessionária, a medida ocorre após decisão da Defesa Civil de Petrópolis autorizar a liberação do local, mediante apresentação de laudos técnicos apresentados em março. “O resultado das investigações técnicas, conduzidas por alguns dos maiores especialistas em geologia do país, concluiu que a ocorrência não teve relação com o túnel da Nova Subida da Serra”, informou a Concer. Mesmo com a reabertura ao tráfego, haverá um monitoramento de como se comportará o trecho da pista e as moradias da comunidade. O acompanhamento técnico será feito por um prazo de sete dias a partir da reabertura parcial da estrada.
Com a reabertura do km 81, poderão voltar a transitar pela pista carros, coletivos, caminhões e carretas, à exceção de veículos de carga com dimensões especiais.
LEIA MAIS
- Trecho da BR-040 pode ficar mais 5 dias interditado após desabamento
- MPF instaura inquérito para apurar causa de desabamento na BR-040
- Trecho de subida da BR-040 vai funcionar em mão dupla
- Geólogos não descartam novos desabamentos na BR-040
Ainda conforme a empresa, durante a desinterdição parcial, a pista do sentido Juiz de Fora, que opera em mão dupla, permanecerá com apenas uma faixa aberta ao tráfego, permitindo a retirada da sinalização provisória ao longo de trecho de três quilômetros.
Funcionamento nos próximos dias
No planejamento divulgado pela concessionária, quem sobe a serra, no sentido Juiz de Fora, trafegará pelo trecho pela faixa da direita entre os kms 81 e 78. A faixa da esquerda nesse trecho ficará interditada para retirada da sinalização provisória. O retorno do km 81 (saída 80-A, logo após o Túnel Quitandinha) permanecerá interditado. Já retorno existente no bairro Duarte Silveira, km 79, será reaberto ao trânsito. Quem desce a serra, trafegará pela faixa da direita entre os kms 80 e 81. Na altura do Viaduto Galdino Pimentel, a pista vai operar com as duas faixas normalmente.