Ícone do site Tribuna de Minas

PM reforça policiamento em São João Nepomuceno após assassinato

policia sao joao
Policiamento foi reforçado nas ruas de São João Nepomuceno (Foto: Divulgação/PMMG)
PUBLICIDADE

A Polícia Militar reforçou o policiamento em São João Nepomuceno, município distante de Juiz de Fora cerca de 60 quilômetros, depois de um tiroteio que deixou um adolescente de 14 anos morto e mais três pessoas feridas, na noite da última terça-feira (25). Até o momento, as informações apontam que todos as vítimas foram alvejadas por engano. A vítima fatal estaria na rua brincando de bola no momento do crime. Em seu velório houve registro de pânico e correria, já que dois indivíduos em uma moto teriam passado pelo local apontando arma em direção ao cemitério. O caso fez com que a Prefeitura cancelasse uma festa de São João que ocorreria no fim de semana.

De acordo com o comandante do 1º Pelotão da 136ª Companhia, subtenente Alexandre Vieira Rosseti, a princípio, o alvo dos atiradores que agiram no Bairro Santa Rita seria uma outra pessoa que estava na via. Mais de 20 tiros foram disparados. O garoto de 14 anos foi alvejado na região do abdômen. Ele foi socorrido pelos militares e levado para o pronto-socorro da cidade, porém, faleceu antes de entrar no centro cirúrgico. Dois jovens, 22 e 23 anos, tiveram ferimentos nos braços e não correm risco de morte. Já um homem de 29 se feriu com gravidade e precisou ser transferido para uma unidade de Juiz de Fora.

PUBLICIDADE

Os suspeitos foram identificados, mas ainda não foram pegos. A motivação seria uma rixa entre bairros. “Criou-se, desde 2015, uma rixa entre alguns moradores do Bairro Três Marias com residentes do Santa Rita. Isso já culminou com tentativas de homicídio e assassinatos, que depois, são vingados. O que se sabe até o momento é que todos os atingidos na terça-feira não teriam ligação com estes episódios violentos. Eles estavam na rua, os criminosos passaram atirando várias vezes e, aleatoriamente, eles acabaram atingidos. O alvo teria conseguido fugir”, comentou o policial.

PUBLICIDADE
Saturação de policiais tem ocorrido principalmente nos bairros que abrigam grupos rivais (Foto: Divulgação/PMMG)

Segundo o militar, durante o velório do garoto, a corporação foi acionada via 190, por volta das 17h de quarta-feira (26), e precisou enviar viaturas para as imediações do cemitério da cidade. “Recebemos informação de que dois ocupantes de uma moto teriam apontando armas em direção ao cemitério. Isso causou temor entre as pessoas que estavam no local e um corre-corre. Então, para garantir que a cerimônia ocorresse de forma tranquila, viaturas foram enviadas para o ponto. Demos tranquilidade para que familiares e amigos da vítima terminassem o velório e sepultamento. Aguardamos até que todos deixassem o cemitério”, disse. O subtenente atentou que circularam boatos de que ocorreram disparos de arma de fogo, mas a informação não procede.

Reforço conta com viaturas e policiais de cidades vizinhas

Conforme o subtenente Rosseti, desde a notificação do crime foi pedido reforço de policiamento para cidades vizinhas. Militares de destacamentos da região e uma viatura Tático Móvel de Juiz de Fora fazem diversas ações de repressão e prevenção no município que tem cerca de 27 mil habitantes. “Estamos fazendo patrulhamento e saturando este dois bairros. Além disso, estão sendo feitas abordagens a pessoas e veículos, também dando atenção especial para as entradas da cidade. Destaco que estamos à disposição da população, caso tenha alguma denúncia ou informação, podem nos procurar, isso é muito importante”, finalizou.

PUBLICIDADE

Por meio da assessoria de comunicação, o delegado de São João Nepomuceno, Fernando da Silva Miranda, informou que já foi aberto inquérito para apurar os fatos. Segundo ele, três autores já foram identificados e já foi solicitada a prisão temporária, por 30 dias, de dois deles, pois o terceiro envolvido é um adolescente. “A Polícia Civil está aguardando a decisão judicial, e as diligências estão em andamento. Mais informações não serão divulgadas para não prejudicar a investigação”, diz nota enviada pela assessoria da Polícia Civil.

Prefeitura cancela festa

O assassinato do adolescente fez com que a Prefeitura de São João Nepomuceno cancelasse o evento “Viva São João! Viva São Pedro!”, marcado para ocorrer nesta sexta-feira (28) e sábado (29). A festa seria um concurso de quadrilhas de dez escolas da cidade, com barracas de comidas típicas e shows musicais. “Na noite dessa quarta-feira (26), o prefeito em exercício de São João Nepomuceno, Sebastião Carlos Barbosa, decidiu cancelar o evento que seria realizado nos dias 28 e 29 de junho de 2019, na Praça da Estação. O motivo do cancelamento é o luto pelo adolescente Jean, vítima de homicídio na última terça-feira. Em respeito à família do menino e às crianças e familiares que participariam da festa deu-se por bem o cancelamento do evento”, diz nota do Executivo municipal.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile