Ícone do site Tribuna de Minas

Lobo-guará aparece em Barbacena e mobiliza força-tarefa; veja vídeo

lobo barbacena
PUBLICIDADE

Após o aparecimento da onça-pintada em Juiz de Fora entre abril e maio deste ano, a população de Barbacena vive uma saga semelhante com outro animal silvestre: um lobo-guará foi flagrado rondando pelo Bairro São José na última sexta-feira (12), na região próxima ao Centro do município. Agora, mobiliza as atenções de órgãos locais com o objetivo de conscientizar os barbacenenses pela preservação do animal e sua captura sem ferimentos.

O Corpo de Bombeiros de Barbacena coordena as ações em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Polícia de Meio Ambiente, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Escola Agrotécnica Federal da cidade. Após o primeiro aparecimento registrado na semana passada, outros dois vídeos surgiram e tiveram as autenticidades confirmadas pelos Bombeiros. A segunda gravação foi feita na Avenida Governador Bias Fortes, no Bairro Pontilhão; já a última aparição registrada por moradores foi no Bairro Nova Cidade.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Os Bombeiros afirmam ter todo o equipamento adequado para a captura, contando com a ajuda de pesquisadores e profissionais do IEF e da Escola Agrotécnica para mapear os hábitos do animal e trabalhar em estratégias de localização. A intenção da força-tarefa é levá-lo para a unidade de Juiz de Fora do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para que posteriormente ele possa ser devolvido ao seu habitat.

Hábitos do animal variam de acordo com o clima

PUBLICIDADE

Apesar de ser um animal crepuscular, o lobo-guará tem seus picos de atividade variantes de acordo com a umidade do ar e a temperatura, tendo maior atividade em dias frios ou nublados, como tem sido o tempo na Zona da Mata nas últimas semanas. No entanto, todos os flagrantes registrados até o momento foram durante a noite. O animal geralmente atua em bando, dessa forma, os órgãos atuantes na localização e captura trabalham com a possibilidade de o lobo ter se perdido da alcateia – possivelmente devido aos recorrentes incêndios ocorridos nas matas do entorno de Barbacena -, e estar rondando pela área urbana na busca de retornar ao seu habitat e também para conseguir alimento. “Ele se alimenta de frutas e de aves, então a gente orienta os moradores a verificarem se está havendo o desaparecimento de galinhas ou de pequenos animais”, alerta o tenente do Corpo de Bombeiros de Barbacena, Jaime José Tomaz.

Tomaz destacou que costumeiramente o lobo-guará tem comportamento dócil, não sendo agressivo. Mas, por se tratar de uma situação extrema de exposição e de falta de alimento para o animal, suas reações tornam-se mais imprevisíveis em caso de ameaça. Dessa forma, os militares orientam para que a população barbacenense, no caso de avistarem o animal, contacte o telefone 193 imediatamente e solicite a intervenção dos Bombeiros, não fazendo qualquer abordagem ao lobo por conta própria. “O Corpo de Bombeiros pede à comunidade que não maltrate este animal caso ele seja avistado, que não faça armadilhas para capturá-lo e nem faça ataques contra o mesmo. É importante que o morador evite fazer filmagens e ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros após fazer uma demarcação da área do avistamento. Todos temos o dever de preservar a vida dele, e é crime ambiental maltratar animais silvestres”, afirma.

PUBLICIDADE

Onça-parda já apareceu na região

O aparecimento de animais silvestres na região barbacenense não é novidade. Em 2016, uma onça parda apareceu no distrito de Nossa Senhora das Dores, distante cerca de 10 quilômetros do Centro de Barbacena. Na época, o felino foi localizado em cima de uma árvore em uma propriedade da Zona Rural, sendo capturado sem ferimentos pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia do Meio Ambiente, ambas de Barbacena, com a utilização de tranquilizantes.

Sair da versão mobile