Uma equipe da Polícia Militar de Meio Ambiente realizou, nesta terça-feira (12), um atendimento de denúncia oriunda do Disque Denúncia Unificado (181) sobre um possível cativeiro de pássaros da fauna silvestre na zona urbana de Santos Dumont, município a cerca de 45 quilômetros de Juiz de Fora.
No local, a guarnição confirmou a veracidade das informações da denúncia e localizou dois trinca-ferro e dois coleiros, ambos pássaros da fauna silvestre nativa, sem autorização legal. A equipe tomou as medidas cabíveis e foi lavrado auto de infração no valor de 1.650 ufemg, aproximadamente R$ 8.700. Ao todo foram apreendidas quatro aves e quatro gaiolas. As aves serão encaminhadas ao Cetas.
Os policiais também realizaram, durante a tarde, a operação Piracema, quando receberam informações sobre um indivíduo que usualmente cometeria crimes de pesca ao utilizar apetrecho proibido para a categoria amadora. Ao chegar no local denunciado, a equipe se deparou com um casal utilizando redes de pesca para praticar pesca predatória. Um dos autores, um homem, conseguiu fugir ao avistar a guarnição. Já a mulher, 28 anos, foi presa e conduzida até a Delegacia de Polícia Civil de Santos Dumont.
Com eles, a polícia apreendeu quase 12 quilos de pescado e duas redes de 50m² cada.