Ícone do site Tribuna de Minas

Preso foge de presídio em Matias Barbosa

cadeia pixabay
PUBLICIDADE

Um detento, de idade não informada, conseguiu fugir do presídio de Matias Barbosa enquanto policiais penais encaminhavam outro preso à cela em que ele estava. Na tentativa de capturar o criminoso que fugiu, um dos servidores chegou a realizar disparos com arma de fogo em direção ao homem. Porém, a munição não deflagrou. O caso aconteceu na noite desta quinta-feira (5), no município localizado a cerca de 20 quilômetros de Juiz de Fora.

Segundo o Registro de Ocorrência de Eventos de Defesa Social (Reds), durante o turno, os policiais foram até o pavimento superior da unidade para realizar o procedimento padrão de tranca de um detento que estava trabalhando na faxina. Entretanto, eles foram surpreendidos por outro preso no momento em que o primeiro estava entrando na cela. Neste instante, ele empurrou o detento em direção à porta para evitar que ela fosse fechada de imediato.

PUBLICIDADE

Com essa brecha, o preso saiu da cela e correu em direção ao telhado. Na tentativa de freiar a ação do homem, um dos quatro agentes que estavam no presídio efetuou um disparo de arma fogo calibre .12 em direção ao fugitivo, mas a munição não deflagrou.

PUBLICIDADE

Ao passo que o preso seguia em frente, outro policial penal subiu no telhado do local para o perseguir, não o alcançou a tempo. Já na parte lateral da unidade prisional, o detento conseguiu se dirigir até o telhado de uma casa vizinha e acessar a mata no fundo do terreno. A perseguição continuou em meio à mata, mas sem sucesso.

Ainda no documento dirigido ao delegado de Polícia Judiciária, consta que um dos agentes relatou que a chuva intensa aliada a problemas na rede elétrica da unidade prisional e do entorno teria dificultado a ação de captura do suspeito.

PUBLICIDADE

A Tribuna procurou a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e a unidade prisional para falarem sobre o assunto, mas não obteve retorno até o momento da publicação desta matéria. O homem continua foragido.

Unidade é porta de entrada para presos da região

O presídio de Matias Barbosa se tornou porta de entrada para novos presos provisórios em agosto deste ano. A mudança no local de ingresso para pessoas detidas se deu após sucessivos problemas na Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, no Bairro Linhares, Zona Leste.

PUBLICIDADE

Superlotação, más condições estruturais e mortes suspeitas fizeram com que a Sejusp, responsável pelo sistema prisional, alterasse a dinâmica de admissões para pessoas recém-privadas de liberdade de Juiz de Fora para a cidade vizinha.

Sair da versão mobile