A ex-secretária municipal de Saúde de Juiz de Fora, Elizabeth Jucá, que estava à frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, deixou seu cargo no Governo de Minas. Conforme comunicado oficial emitido pelo governo estadual nesta terça-feira (28), após cinco anos e cinco meses, Jucá deixou a pasta devido às regras da desincompatibilização do período eleitoral.
Por meio de nota enviada à imprensa, o governador Romeu Zema agradeceu “o importante trabalho prestado pela economista Elizabeth Jucá” e destacou realizações da agora ex-secretária no campo social de seu governo. Entre as conquistas atribuídas a Jucá pelo Governo de Minas estão os reajustes do Piso Mineiro de Assistência Social e a criação do Auxílio Emergencial Mineiro, entre outras.
Ainda conforme o comunicado, a nova secretária de Desenvolvimento Social será a deputada estadual Alê Portela (PL), integrante da base do governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Alê é formada em Direito, com mestrado em Direito Ambiental e Sustentabilidade e MBA em Governança, Riscos e Compliance, tendo atuado como secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem e como conselheira Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em Minas Gerais.
Beth Jucá é cotada para disputa municipal em JF
Conforme antecipado pela coluna Painel em março, Elizabeth Jucá filiou-se ao Novo, partido do governador Romeu Zema. Na ocasião da decisão pela filiação de Jucá, ela foi apontada como um dos possíveis nomes para a disputa municipal nas eleições de 2024 em Juiz de Fora.
Antes de ser escolhida para participar do Governo Zema, Beth Jucá atuava como secretária municipal de Saúde de Juiz de Fora, cargo que ocupou de fevereiro de 2016 a dezembro de 2018. Anteriormente, Beth Jucá já tinha atuado como secretária de Planejamento e Gestão e Controladora Geral do município.