Ícone do site Tribuna de Minas

Comitê de Cidadania divulga relatório semestral de atuação da Câmara

Câmara municipal de Juiz de Fora 172 anos digitalização

Câmara celebra 172 anos de existência nesta quarta-feira (Foto: Felipe Couri)

PUBLICIDADE

O Comitê de Cidadania da Arquidiocese de Juiz de Fora divulgou o 48º Informativo, com dados de julho a dezembro de 2023, apresentando todas as leis aprovadas pela Câmara Municipal no semestre, e os autores delas, além de destacar as normas de maior relevância política, econômica e social, na avaliação do próprio comitê. “A ideia é que você, na capacidade de cidadão eleitor, possa acompanhar o trabalho do vereador que elegeu e se informar para suas escolhas futuras”, afirma o texto.

Foram 128 leis aprovadas no total, sendo 111 individuais, 16 coletivas e uma da Mesa Diretora. De acordo com o levantamento, o tipo de lei mais produzido foi concedendo honras, com 28, seguido por medidas administrativas e denominação de logradouro, 20 cada, calendário oficial do município, 10, e declaração de patrimônio imaterial.

A educação, prioridade do informativo “como instrumento de formação de cidadãos que prezem pela democracia, pelas instituições e pelo patrimônio público”, foi contemplada em quatro leis, assim como a defesa dos idosos e dos animais.

PUBLICIDADE

Das 17 áreas, as que receberam menos importância no aspecto legislativo, ainda de acordo com o comitê, foram esporte, saúde pública e defesa da criança, com duas cada, e defesa da mulher, com uma lei aprovada.

O comitê “voluntário, ecumênico e suprapartidário” acompanha as produções legislativas no município desde 2000. Segundo o informativo, 18 vereadores aprovaram uma ou mais leis individuais e somente um representante não aprovou nenhuma.

Leis que ganharam destaque do Comitê:

PUBLICIDADE

1) Lei 14.729/2023

Autoria: Cido Reis (PSB)

PUBLICIDADE

Tema: Inclusão Social –  “Dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de intérprete da língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em todas as agências bancárias, empresas de prestação de serviços públicos e órgãos que compõem a Administração Pública. 

 

2) Lei 14.681/2023

PUBLICIDADE

Autoria: Julinho Rossignoli (PP)

Tema: Defesa da Mulher – “Dispõe sobre a conscientização da violência doméstica contra as mulheres nas escolas públicas e dá outras providências. 

 

PUBLICIDADE

3) Lei 14.723/2023

Autoria: Julinho Rossignoli (PP)

Tema: Defesa do Idoso – “Dispõe sobre a criação da Ouvidoria Especial de Proteção à pessoa idosa. 

 

4) Lei 14.758/2023

Autoria: Tallia Sobral (PSOL)

Tema: Inclusão Social – “Institui, no âmbito do município de Juiz de Fora, o Programa “Emprego Cidadão”, voltado para a população em situação de rua e pessoas egressas do Sistema Prisional e dá outras providências. 

 

5) Lei 14.752/2023

Autoria: Cida Oliveira (PT)

Tema: Transporte – “Dispõe sobre a instalação de pontos de apoio para trabalhadores de aplicativos de entrega e de transporte individual privado de passageiros no município de Juiz de Fora.

 

6) Lei 14.708/2023

Autoria: Juraci Scheffer (PT)

Defesa Animal – “Dispõe sobre a criação, o manejo, o comércio e o transporte de abelhas nativas (meliponíneos) no município de Juiz de Fora.”

Sair da versão mobile