Ícone do site Tribuna de Minas

Recomposição salarial de servidores de 4,51% é sancionada pela PJF

prefeitura de juiz de fora

Com reforma administrativa proposta pela nova prefeita, Administração direta deverá ter 19 pastas. Nova gestão também será marcada por maior presença de mulheres nos cargos (Foto: Fernando Priamo)

PUBLICIDADE

Após cerca de uma semana de tramitação na Câmara Municipal e no Executivo, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) sancionou, nesta quinta-feira (24), a recomposição salarial de servidores, aposentados e pensionistas do Município. A correção aplica o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre janeiro e dezembro de 2020, que chega a 4,51%, incluindo também aumento no tíquete alimentação pago a parte do funcionalismo público municipal.

O reajuste incide a partir do pagamento referente a junho, que será pago até o quinto dia útil de julho. As diferenças remuneratórias mensais relativas aos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio serão compensadas, respectivamente, nas folhas de pagamento referentes a agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro deste ano.

O projeto original incluía reajuste nos subsídios da prefeita, do vice-prefeito e dos secretários. No entanto, a Câmara Municipal vetou esta possibilidade. O adendo teve como primeiro signatário o vereador Luiz Otávio Coelho (Pardal, PSL) e contou com a assinatura de outros 11 vereadores. Desta forma, a proposta original acabou aprovada com a mudança.

PUBLICIDADE

Na mensagem encaminhada ao Legislativo, a prefeita Margarida Salomão (PT) destacou o reconhecimento “da importância do serviço público, e dos direitos de que são portadores os trabalhadores e trabalhadoras que o prestam”. Ela ainda garantiu que a proposta decorria de estudos técnicos da Administração municipal. “Fruto de um processo de negociação democrática e transparente, tal proposição chega a essa Casa legislativa após anuência de todos os sindicatos representativos dos servidores municipais, que firmaram acordo com a Prefeitura após ouvirem as respectivas assembleias que deliberaram nesse sentido”, diz.

Ainda tramita, na Câmara Municipal, projeto de lei para a recomposição dos salários dos servidores do Legislativo. De autoria dos vereadores Juraci Scheffer (PT), Antônio Aguiar (DEM), Nilton Militão (PSD), Cido Reis (PSB) e Zé Márcio (PV), integrantes da Mesa Diretora, a proposta também prevê a aplicação de reajuste de 4,51% dos servidores efetivos e em comissão.

Sair da versão mobile