Ícone do site Tribuna de Minas

PSC não apoiará nenhuma candidatura à PJF

noraldino felipe couri
Noraldino Júnior era um dos pré-candidatos à PJF, mas desistiu de retornar à disputa pelo Executivo após a terceira colocação em 2016 (Foto: Felipe Couri/Arquivo TM)
PUBLICIDADE

Após semanas de discussões com os pré-candidatos à PJF, o Partido Social Cristão (PSC) não apoiará, no primeiro turno, nenhum dos postulantes colocados à sucessão do prefeito Antônio Almas (PSDB). A informação foi confirmada à Tribuna pelo deputado estadual Noraldino Júnior. Assim, a sigla liberará os seus 29 candidatos à legislatura 2021-2024 da Câmara Municipal para decidir quais candidatos à prefeito apoiarão. De acordo com Noraldino, no entanto, em caso de segundo turno, o PSC voltará a se reunir para, então, escolher qual dos postulantes ao Executivo apoiará. O partido tinha como pré-candidato ao Executivo o delegado da Polícia Federal Claudio Nogueira, mas, em razão de problemas pessoais, ele desistiu de se lançar à corrida eleitoral.

LEIA MAIS: Noraldino deixará a presidência do diretório estadual do PSC

PUBLICIDADE

Para o deputado, a decisão de abrir mão de apoiar qualquer candidatura em primeiro turno é a melhor que o PSC poderia ter tomado. “Tivemos conversas com vários candidatos. A nossa decisão não se dá por falta de bons candidatos. Temos um número significativo de candidatos, que são boas pessoas, que contribuem com a cidade. Porém, ainda não conhecemos especificamente a proposta de cada um deles para Juiz de Fora. As discussões foram muito rápidas, porque a pandemia afastou um pouco as candidaturas, a meu ver. A questão eleitoral se intensificou muito mais na reta final do período (de realizar as convenções).”

PUBLICIDADE

Antes de Claudio pleitear a pré-candidatura, Noraldino Júnior era um dos cotados para voltar à corrida pela PJF. Contudo, conforme o próprio deputado reforçou, o número menor de deputados estaduais e federais com domicílio eleitoral em Juiz de Fora eleitos em 2018 o demoveu da ideia. “Como já temos duas pré-candidatas que detêm o mandato de deputadas (Margarida Salomão e Sheila Oliveira), eu enxergo que a cidade, no pós-pandemia, vai precisar muito da atuação dos parlamentares a níveis estadual e federal. Todo mundo sabe das dificuldades que a cidade vem passando. Acredito que posso continuar auxiliando Juiz de Fora com o meu mandato parlamentar, à disposição de qualquer prefeito que venha a ter êxito na disputa.”

O deputado estadual, todavia, ressalta que o PSC não apoiará nenhuma candidatura apenas no primeiro turno. “Em segundo turno, existe um acordo para que decidamos juntos, de acordo com o conteúdo programático dos candidatos que avançarem. Acreditamos que vai ter um segundo turno. É muito improvável que não tenha. Vamos fazer um estudo e, depois, tomar uma decisão. O PSC vai caminhar junto. Tanto os vereadores eleitos quanto os não eleitos.”

PUBLICIDADE

Questionado se apoiaria alguém já que o PSC liberou a base para decisões particulares, Noraldino não descartou a possibilidade. “No decorrer da campanha, depois do conhecimento de todas as propostas, de analisá-las, não descarto a possibilidade de me posicionar. Estou aberto a ouvir os pré-candidatos que tiverem interesse no meu apoio, que acham que posso contribuir. As propostas e os conteúdos programáticos podem me fazer tomar um partido em primeiro turno.”

Chapa cheia para a Câmara

Apesar de ter definido apenas nesta quarta-feira (16) a posição majoritária no pleito municipal, o PSC, junto ao Partido dos Trabalhadores (PT), foi o primeiro a inscrever junto à Justiça Eleitoral os candidatos da sigla às 19 cadeiras disponíveis na Câmara Municipal de Juiz de Fora. Embora tenha eleito em 2016 os vereadores André Mariano e Vagner de Oliveira, a sigla encerra a atual legislatura sem nenhum assento no Palácio Barbosa Lima, uma vez que André e Vagner trocaram a legenda por, respectivamente, PSL e PSB.

PUBLICIDADE

Os candidatos que tentarão recuperar os assentos para o PSC são Sebastião de Souza Reis (Bispo Souza Reis); Cristiano Vieira da Silva (Cristiano Tchu Tchu); Ângela Fellet; Elisa Leão; Elvira da Silva; Gláucia Medeiros; Ilimar Muller; Anderson Trindade da Silva (Inspetor Gibi); João de Mello; João Wagner Antoniol; José Emanuel Esteves; Júlio César Marques Paes (Júlio César Peixe); Katia Franco (Katia Franco Protetora); Lucas Souza; Marcio Correa; Cláudio da Silva Moura (Misterkall) e Patrícia Cardoso.

Além disso, concorrem Paulo Milazzo; Monica Almeida Rosa (Professora Monica Almeida); José Roberto Manoel (Professor Betão); Ana Paula Saar (Psicóloga Paula Saar); Rafael Kilder; Regina Gatti; Sergio Augusto Carmo (Serginho do Esporte); Alessandro Barbosa dos Prazeres (Sargento Alessandro Barbosa); Therence Blank (Tete de JF); Victor Paulo de Oliveira (Vitinho); Wellington Miranda e José Aparecido Pereira (Zé do Morro).

Sair da versão mobile