Ícone do site Tribuna de Minas

Nova sede da Unidade Regional da Emater é inaugurada em JF

PUBLICIDADE

Em agenda em Juiz de Fora nesta quinta-feira, o Governador Romeu Zema esteve no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), no Bairro Santa Terezinha, para inaugurar a nova sede da Unidade Regional de Juiz de Fora da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). No local, outras autoridades, que já acompanhavam Zema em outros pontos da cidade, como o Sport Clug, se juntaram à comitiva, como secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, e o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, o vereador Juraci Scheffer (PT).

Solenidade contou com a presenaç do governador Romeu Zema (Foto: Jéssica Pereira)

No evento, a Epamig anunciou seus novos cursos superiores e entregou o primeiro registro de uma queijaria da região das Serras de Ibitipoca, caracterizada como produtora de Queijo Minas Artesanal (QMA). “O agronegócio em Minas tem sido a atividade que mais cresce no nosso Governo. Sabemos que tem um potencial surpreendente. Nós queremos que nosso café, nosso queijo e que vários outros produtos feitos em Minas sejam valorizados. Eles são feitos por artistas. Falta mostrarmos tudo aquilo que é feito”, afirmou o governador, sinalizando ainda que a divulgação dos produtos nacionais poderia, inclusive, fomentar o turismo na região.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Zema disse ainda que trabalha para levar energia trifásica às áreas rurais. “A nossa empresa de energia elétrica não atende adequadamente ao consumidor. Estamos, agora, levando eletricidade trifásica para os mais de 500 mil produtores rurais de Minas Gerais. Vamos sair da agricultura de subsistência, para uma agronomia de negócio”, disse. Por fim, o governador ainda cumpriu agenda pública no Centro de Juiz de Fora e fez uma caminhada em trechos da Avenida Getúlio Vargas e da Rua Halfeld, já no fim de tarde, onde conversou com populares.

Projeto estadual de incentivo à empregabilidade de população vulnerável

Nesta sexta-feira, Zema seguirá em Juiz de Fora e tem novos compromissos políticos. A previsão é de que o governador assine uma parceria entre o Governo de Minas, a Fiemg e o Senai para execução de cursos de qualificação para atendimento ao público do Projeto Recomeço em 28 municípios. O projeto é estratégia criada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Social para fomentar a empregabilidade da população mais vulnerável do Estado. O principal foco da iniciativa é facilitar o acesso ao emprego a integrantes de famílias que hoje se encontram em situação de extrema pobreza, grupo social que teve sua realidade agravada por conta da pandemia da Covid-19.

PUBLICIDADE

Segundo o próprio Governo de Minas Gerais, o projeto pretende aumentar a possibilidade desse público de conseguir um trabalho e amenizar os impactos sociais provocados pela pandemia, por meio da articulação entre órgãos de Governo, incluindo as esferas federal, estadual e municipal, setores produtivos, organizações não-governamentais e entidades, identificando oportunidades de emprego e renda para os mineiros em situação mais vulnerável.

Com o Projeto Recomeço, o Governo de Minas pretende reduzir a distância entre as vagas dos mais diversos setores produtivos e os mineiros que precisam de um trabalho. A iniciativa ainda prevê a oferta de cursos para o ensino de um ofício e capacitações, além de ações de estímulo ao empreendedorismo, como programa de Hortas Urbanas.

PUBLICIDADE

A partir das parcerias firmadas, o Governo de Minas fará o cruzamento de dados do Cadastro Único da Assistência Social (CadÚnico) e do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que atualiza as informações dos inscritos para o encaminhamento aos postos de trabalho dos parceiros do projeto.

Às vésperas de ser oficializado na região, o programa já foi testado. O piloto do Projeto Recomeço começou em março de 2021, quando a Copasa contratou mais de 30 pessoas por meio da iniciativa em Ibiaí, no Norte de Minas, para a obra em uma das adutoras do Sistema de Abastecimento de Água de Montes Claros (Sistema São Francisco).

Ainda há a expectativa acerca do lançamento da Rede Integrada de Proteção ao Turismo, por meio de um acordo de cooperação firmado entre Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile