Ícone do site Tribuna de Minas

Saiba como fica a Câmara de Juiz de Fora após eleições de comissões

Saiba como fica a Câmara de Juiz de Fora após eleições de comissões
PUBLICIDADE

A eleição para a composição das 20 Comissões Temáticas Permanentes da Câmara Municipal de Juiz de Fora aconteceu na última quarta-feira (8). A partir disso, já é possível fazer algumas análises do cenário desenhado para o Legislativo municipal em 2025.

Os vereadores mais presentes nos grupos que avaliarão e fornecerão pareceres sobre os Projetos de Lei apresentados, de acordo com a temática, além de terem esforços direcionados por áreas, são Marlon Siqueira (MDB) e Letícia Delgado (PT). Ambos estão em quatro comissões, e em mais três como suplentes.

PUBLICIDADE

O emedebista preside duas delas, e a petista é presidente de uma – justamente a de Segurança Pública, pasta na qual foi titular no primeiro mandato de Margarida Salomão (PT). João do Joaninho (PSB) é quem mais preside comissões (três, das quatro que participa). Maurício Delgado (Rede) é o parlamentar menos eleito para grupos temáticos. Ele estará presente apenas na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

PUBLICIDADE

Os números demonstram a estratégia desenhada por Marlon, revelada em entrevista à Transamérica, em novembro do ano passado. “Dessa vez eu preferi não estar na Mesa Diretora, em função de algo que me fez falta no meu mandato. O primeiro-secretário e o primeiro vice-presidente não fazem parte de comissões”, disse à época. Inclusive, uma das comissões presididas pelo emedebista foi criada a partir de um projeto de autoria do próprio vereador, no fim do ano passado. A de Turismo, que foi desmembrada da antiga Comissão de Educação, Cultura e Turismo. 

Os adversários PT e PL, com as maiores bancadas da Câmara, terão que dialogar em quatro comissões. Na de Direitos Humanos e Cidadania, Cida Oliveira (PT), como presidente, está ao lado de Laiz Perrut (PT) e André Mariano (PL). Na Comissão de Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicação, estão Sargento Mello Casal (PL) e Letícia Delgado. 

PUBLICIDADE

Embate direto

Os outros dois grupos têm maiores potenciais para discordâncias. Na Educação e Cultura, Mello preside e Roberta Lopes é suplente, pelo partido de Bolsonaro, enquanto as petistas Cida e Laiz completam o quadro. Já na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Laiz preside e Roberta compõe o quadro. Em matéria da Tribuna logo após as eleições, Laiz disse: “Sabemos que algumas mulheres entraram com uma ligação muito forte com o movimento feminista e o direito das mulheres. Em compensação, tem mulher que entrou que nega toda essa luta”. Já Roberta declarou que rejeita o feminismo, e que o tema será abordado em debates para “mostrar a verdade nefasta oculta por trás das reais intenções deste movimento”.

O outro membro efetivo é Marcelo Condé (Avante) que, também em entrevista para a Transamérica, disse se considerar o vereador da mulher porque “sabe as dificuldades que ela tem”. “A mulher é melhor para tudo. A gente é só um complemento”, seguiu. A vereadora Cida Oliveira, que faria maioria para o partido da feminista Laiz, ficou como suplente neste grupo.

PUBLICIDADE

Duas comissões são inteiramente compostas por vereadores novatos: Participação Popular e Legislação Participativa, e Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude. A primeira é presidida por Fiote (PDT), acompanhado de Negro Bússola (PV) e Letícia Delgado, além do suplente André Mariano, que já foi vereador, mas não estava na Casa no mandato passado. Na segunda, o presidente é Negro Bússola, com Marcelo Condé e Roberta Lopes compondo, enquanto a também novata Letícia é suplente.

Confira a composição de cada uma das 20 comissões da Câmara:

Comissão de Legislação, Justiça e Redação 

 Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira 

PUBLICIDADE

 Comissão de Educação e Cultura 

 Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social 

 Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Acessibilidade

PUBLICIDADE

 Comissão de Abastecimento, Indústria, Comércio, Agropecuária e Defesa do Consumidor

 Comissão de Direitos Humanos e Cidadania 

 Comissão de Participação Popular e de Legislação Participativa

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher 

 Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude

 Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa 

 Comissão de Ética e Decoro Parlamentar

 Comissão de Segurança Pública 

Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência 

Comissão de Defesa, Controle e Proteção dos Animais

Comissão de Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicação

Comissão de Esporte e Lazer 

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável 

Comissão de Prevenção e Combate às Drogas

Comissão de Turismo

Sair da versão mobile