Ícone do site Tribuna de Minas

Acompanhe a movimentação em Juiz de Fora e em todo o país

midia fernando priamo3
PUBLICIDADE

(18h36) – Segue na sede da Justiça Eleitoral o recebimento das mídias com os votos das seções de Juiz de Fora. As mídias são entregues no primeiro andar e depois levadas para o segundo andar, de onde os dados são transmitidos para o sistema da Justiça Eleitoral a fim de serem computados. Uma grande fila se formava na Avenida Presidente Itamar Franco com os representantes de cada seção, mas, em razão da chuva, todos tiveram que entrar para o saguão, no primeiro andar, onde continua a chegada de mais dados das seções. A previsão para o fim dos trabalhos com o resultado das eleições na cidade é por volta das 21h. O juiz diretor do Foro Eleitoral, José Clemente Piedade, informou que não houve formalização de denúncias sobre fraude nas urnas de Juiz de Fora.

Mídias são entregues para serem transmitidas para o sistema da Justiça Eleitoral (Foto: Fernando Priamo)

Justiça Eleitoral já recebe os resultados das urnas em JF

(17h37) – A sede da Justiça Eleitoral, na Avenida Presidente Itamar Franco, já está recebendo os resultados das urnas de Juiz de Fora. O diretor do Foro Eleitoral, José Clemente Piedade, afirma que os resultados são recebidos em disquetes, depois que o presidente das mesas das seções faz o fechamento do trabalho. O primeiro resultado a chegar, às 17h30, foi da Escola Estadual Duque de Caxias.

PUBLICIDADE

Segundo o juiz, um aparato de duas mil pessoas foi preparado para garantir a segurança do trabalho de transmissão de votos. Polícia Militar e Guarda Municipal também estão no local. “Depois que o programa for aberto, a transmissão dos votos acontece de forma mais rápida possível” ressaltou o juiz.

PUBLICIDADE
Primeiro resultado a chegar às 17h30 da Escola Estadual Duque de Caxias (Foto: Fernando Priamo)

Aécio Neves (PSDB) é hostilizado durante votação em Belo Horizonte

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

(16h55) – Faltando uma hora para o encerramento da eleição, o senador Aécio Neves (PSDB) chegou para votar em um colégio na região centro-sul de Belo Horizonte, neste domingo, 8. Candidato a deputado federal, ele foi bastante vaiado e hostilizado, com xingamentos de “golpista” e “ladrão” quando chegou. “Vou esperar a recepção das urnas. Isso aqui é democracia. Isso está acontecendo no País inteiro”.

O senador também fez uma avaliação sobre a campanha, que foi bastante discreta. “Eu fiquei muito feliz com a recepção que tive em todo o Estado. Vou aguardar o resultado com muita tranquilidade”, disse. (Jonathas Cotrim para Agência Estrado)

PUBLICIDADE

33 urnas são trocadas em Juiz de Fora

(16h38) – Balanço parcial da Justiça eleitoral aponta que 33 urnas foram substituídas em Juiz de Fora. Foram seis na zona 153, dez na 349, cinco na 152 e 12 urnas na zona 315. De acordo com a chefe de cartório Vilma Sinnott, as substituições foram motivadas por problemas técnicos. Ela prevê o término dos trabalhos entre 20h30 e 21h, para o resultado das eleições na cidade. ” São muitas filas, e as pessoas estão demorando mais para votar, porque são seis candidatos. Além disso, muitas pessoas não seguiram as orientações e não levaram uma colinha para agilizar o processo”, afirmou Vilma. Ela avaliou que, a princípio, as ocorrências estão dentro do esperado. “A avaliação geral é de tranquilidade” na zona 315.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, na tarde deste domingo (7), que substituiu 1.285 urnas eletrônicas que apresentaram problemas em todo o País. O boletim foi atualizado às 15h48. As urnas foram trocadas por outras eletrônicas que fazem parte da reserva de contingência.
De acordo com o TSE, foi necessária a realização de votação manual em uma seção eleitoral em Três Coroas, no Rio Grande do Sul. Até as informações mais recentes, urnas com problema representam 0,25% do total das 454.493 dispostas em seções eleitorais. Entre o último boletim divulgado pelo tribunal, das 14h, e o atual, houve substituição de 321 urnas.
Os estados com maior número de substituições foram Minas Gerais (366), Rio de Janeiro (138), Pernambuco (134) e São Paulo (115). Em termos porcentuais, as trocas foram feitas principalmente em Roraima (1,01%), Sergipe (0,90%), Tocantins (0,74%) e Minas Gerais (0,69%).

PUBLICIDADE

 

Detidos por prática de boca de urna são multados e liberados

Quatro homens e três mulheres participaram de audiência especial, no Fórum Benjamin Colucci, após serem presos em flagrante em casos de boca de urna. A sessão começou às 14h e durou cerca de uma hora e meia, sendo presidida pela juíza da 315ª Zona Eleitoral, Rosângela Cunha Fernandes. Segundo ela, a maioria dos casos é de boca de urna, e houve uma ocorrência de um homem que fotografou o próprio voto. A juíza explicou que as pessoas aceitaram a proposta de pagar multa em favor de uma entidade beneficente e foram liberadas. “São casos de menor potencial ofensivo, cuja pena seria inferior a dois anos de prisão”, destacou Rosângela.

Ela ainda avaliou que a votação está bem tranquila. “A cidade está relativamente limpa. Este ano houve uma maior conscientização sobre a boca de urna, e os candidatos entenderam que na última hora o eleitor não será convencido”, pontuou.

PUBLICIDADE
Juíza Rosângela Cunha Fernandes afirmou que pleito tem sido tranquilo em Juiz de Fora (Foto: Fernando Priamo)

 

Técnico explica montagem de vídeo falso que circula pelas redes

A Justiça Eleitoral esclareceu hoje que o vídeo que circula na internet no qual uma urna supostamente “autocompleta” o voto para presidente é falso. O vídeo não mostra o teclado da urna, onde uma pessoa digita o restante do voto. Não existe a possibilidade de a urna auto completar o voto do eleitor, segundo o TRE. No vídeo abaixo, um técnico explica como a montagem do vídeo falso é feita:

PUBLICIDADE

Longas filas em seções eleitorais de Juiz de Fora

O eleitor que vota no Fórum Benjamin Colucci está demorando mais tempo para efetivar o seu voto. Além do tempo necessário que há para a efetivação dos votos na urna, o período na fila é maior, porque o local concentra três zonas eleitorais, as de números 392, 393 e 395. Quatro seções que funcionavam no Colégio Viana Júnior foram transferidas para o Fórum, concentrando mais eleitores no local. O jornalista Roberto de Castro, 50, era uma das pessoas que aguardavam na fila para votar. Segundo ele, além do tempo de espera, a efetivação do seu direito de votar demorou um pouco mais, porque, ao chegar, foi informado que sua seção não era no local. “Não desisti, pois tinha certeza que votava aqui, sempre votei aqui. Então, procurei um mesário que encontrou meu nome na lista”, contou o eleitor que já estava na fila há cerca de meia hora. Situação semelhante se dá em outros locais da cidade, como no Caes do Bairro Nova Era, que absorveu as seções da Escola Municipal Cecilia Meireles. Segundo relatos colhidos no local, alguns eleitores estão levando mais de uma hora para conseguir votar.

Filas são grandes no Fórum Benjamin Colucci (Foto: Fernando Priamo)

OEA diz que não encontrou nenhuma suspeita de vulnerabilidade de urnas

(15h22) – A chefe da missão de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA), a ex-presidente da Costa Rica Laura Chinchilla, disse que as eleições brasileiras estão ocorrendo com tranquilidade e não foram encontrados problemas. Laura chefia uma missão de 40 pessoas que, pela primeira vez, acompanham o processo eleitoral brasileiro. Foram inspecionados 80 centros de votação em 12 estados.

“Temos observado um processo com bastante normalidade, que contrasta com a preocupação que existia na campanha. Não há relatos de problemas que chamem a atenção”, afirmou, após visitar uma faculdade na Asa Sul, de Brasília.

Laura lembrou que a missão acompanhou todas as etapas da votação eletrônica, desde a inseminação e transporte das urnas até o dia de hoje, e que não foram encontrados problemas. “Não encontramos até o momento nenhum aspecto que gere suspeita sobre a possibilidade de vulnerabilidade do sistema eletrônico de votação”, afirmou. (Lorenna Rodrigues para Agência Estado)

 

Menções a Ciro Gomes e Bolsonaro aparecem em trending topics do Twitter no mundo

(15h12) – As hashtags #ViraViraCIRO e #17Neles figuram entre os principais assuntos comentados no Twitter em todo o mundo neste domingo, 7, de eleições no Brasil. A primeira faz referência ao candidato do PDT, Ciro Gomes, e aparece, até o momento, em 412 mil tweets. Já a segunda cita o número do candidato Jair Bolsonaro, do PSL, em 122 mil tweets.

Na lista dos trending topics do Twitter Brasil, aparece ainda o termo ‘ARMA’, e as postagens se referem a vídeos e fotos nas quais eleitores apertam os botões da urna eletrônica utilizando o cano de um revólver. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está avaliando as imagens. (Flavia Alemi para Agência Estado)

Rosa Weber reafirma confiabilidade das urnas

(14:17) Agência Brasil – A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, reafirmou neste domingo a confiabilidade das urnas eletrônicas. Durante a primeira entrevista à imprensa para fazer um balanço da manhã de votação, a ministra também destacou o combate à divulgação de notícias falsas, as chamadas de fake news, e a tranquilidade da votação, que obteve 310 urnas substituídas com defeito até o momento.

Ao comentar situações em que eleitores continuam postando comentários e vídeos nas redes sociais, nos quais contestam a confiabilidade das urnas, Rosa Weber disse que as afirmações não têm embasamento na realidade. Segundo a ministra, nunca foi registrada nenhuma fraude no sistema de votação, mas se ocorrer, deixará rastros e será detectada.

A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, reafirma confiança nas urnas eletrônicas (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

 

Urna com defeito deixa seção eleitoral com longa fila

(14h02) Uma urna apresentou defeito, na tarde deste domingo, no Bairro Vitorino Braga, Zona Sudeste. O caso foi registrado na seção 232 da Zona 155, que fica no Colégio dos Santos Anjos. Por causa da necessidade de substituição do equipamento, uma longa fila se formou. “A primeira urna deu problema e tentaram arrumar, mas não deu certo. Decidiram trocar, mas também não funcionou”, disse a eleitora Carmem Calheiros. Por volta das 14h foi feita a reinicialização da segunda urna que, finalmente, entrou em operação.

Nos Santos Anjos, há eleitores na fila desde 12h30 (Foto: Carmem Calheiros)

De acordo com informações da Rádio CBN Juiz de Fora, que acompanha o dia de votação da Justiça Eleitoral, 26 urnas já tiveram que ser substituída em Juiz de Fora. Dez delas na Zona 315, quatro na 152, outras quatro na 153 e oito na 349.

Justiça Eleitoral esclarece boato sobre confirmação de voto em urna

(13h41) TRE/MG – A Justiça Eleitoral esclarece que a mensagem que circula em redes sociais e aplicativos de bate-papo sobre a ausência de processamento de todos os votos na urna eletrônica é falsa. A informação falsa trata principalmente do voto para presidente, como se a urna não estivesse processando o voto.

São utilizados diferentes modelos de urnas eletrônicas nas seções eleitorais em Minas Gerais, e a velocidade de processamento e posterior encerramento dos votos, após o eleitor apertar a tecla confirma, é diferente de acordo com o modelo da urna eletrônica. A urna mais atual – modelo 2015 – processa os votos mais rapidamente que a urna mais antiga – por exemplo, modelo 2008. Para comprovar, foram feitas filmagens na auditoria de votação paralela em duas urnas, uma modelo 2015 e outra modelo 2008, para que o eleitor entenda como se dá o encerramento da votação e tenha a segurança de que todos os seus votos são devidamente registrados pela urna eletrônica.

Ainda, a Justiça Eleitoral esclarece que o vídeo que circula na internet no qual a urna, supostamente, “auto completa” o voto para presidente também é falso. O vídeo não mostra o teclado da urna, onde uma pessoa digita o restante do voto. Não existe a possibilidade de a urna auto completar o voto do eleitor, e isso pode ser comprovado pela auditoria de votação paralela, conforme vídeo abaixo:

PM registra ocorrência por desacato em Juiz de Fora

(13h29) Uma pessoa foi detida por desacatar um presidente de seção no fim da manhã deste domingo. Segundo a PM, a ocorrência foi registrada no Cesporte, no Bairro Santa Terezinha, Zona Nordeste. O caso foi encaminhado à Justiça Eleitoral.

A PM acrescentou que chegaram outras denúncias pontuais de boca de urna em várias regiões da cidade, mas os casos não foram confirmados, com exceção do episódio no São Bernardo, com seis detidos.

Eleitora não consegue votar na Zona Sudeste

(13h12) O servidor público José Marcelo Gonçalves da Silva, 50 anos, solicitou o acionamento da PM no Instituto Jesus, no Bairro de Lourdes, Zona Sudeste, após a esposa dele não conseguir votar. Segundo ele, a secretária Roseli Luciano Gonçalves, 49, foi surpreendida pela notícia de que já haviam votado com o nome dela, ao comparecer à seção. “Ela chegou para votar, e disseram que já tinham votado no lugar dela. Fizemos a presidente da seção acionar a PM.”

Ao menos por enquanto, Roseli teve cerceado o seu direito de votar. Segundo a PM, o problema aconteceu no sistema de Justiça Eleitoral. Na hora em que o mesário digitou o número do título da secretária, não houve liberação da urna, porque já constava no sistema como voto efetuado. No entanto, no caderno de onde é emitido o comprovante, estava tudo em branco. “Cheguei aqui, apresentei meu documento e assinei o caderno. O problema aconteceu quando o mesário digitou meu título. Infelizmente, não tive o direito de votar. Fui impedida”, desabafa Roseli.

Ao digitar o título, mesário constatou que voto de eleitora já estava computado (Foto: Leonardo Costa)

Ela chegou a receber o comprovante de votação, mesmo sem exercer seu direito, mas fez questão de prestar queixa. Segundo o cabo Ricardo Campos e o sargento José Santos, responsáveis pela ocorrência, o problema será constado na ata da seção 64 da zona 315, além de ser efetuado o Registro de Evento de Defesa Social (Reds). “Sempre votei aqui, mas o erro não partiu deles (mesários)”, reforça a secretária. O marido dela classificou o episódio como uma fraude eleitoral.

Dia das eleições é data magna de celebração da democracia; diz Rosa Weber

(12h58) Agência Estado – A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber, disse neste domingo que o dia das eleições é a “data magna de celebração da democracia”. Em entrevista coletiva na sede do tribunal, a ministra destacou a democracia e a igualdade de voto entre os eleitores. “Em uma sociedade com tantas desigualdades como a nossa, essa igualdade reafirmada no voto nos enche de alegria”, afirmou.

Rosa destacou as dimensões continentais do País e disse que isso se reflete na complexidade do sistema eleitoral e na logística necessária no preparo das eleições. “Essa amplitude nos enriquece, mas também traz dificuldades para a nossa logística”, completou.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que também participa da entrevista, ressaltou que houve um “preparo intenso” em todos os órgãos envolvidos na eleição. “Não há qualquer improviso no curso do processo eleitoral”, completou.

Raquel ressaltou que o trabalho de órgãos eleitorais para assegurar a possibilidade de o eleitor exercer seu voto “com liberdade e de acordo com sua escolha”. “Perante a urna, cada brasileiro é igual ao outro”, completou.

Longas filas são registradas em escola da região central

(12h46) No Colégio Nossa Senhora do Carmo, Bairro Santa Helena, região central de Juiz de Fora, o movimento é intenso no início da tarde deste domingo. De acordo com eleitores ouvidos pela reportagem, o local, que pertence à Zona 152, não tem histórico de filas tão longas e demoradas em votações anteriores. Há muitos idosos na fila, e pessoas com deficiência tendo que subir as escadas para as seções no segundo andar do colégio.

Longas filas são registradas no Colégio Nossa Senhora do Carmo (Foto: Marise Baesso)

Justiça ouve detidos por boca de urna a partir das 13h30

(12h12) A Justiça Eleitoral em Juiz de Fora marcou para 13h30 as audiências, no Fórum Benjamin Colucci, dos detidos por fazer boca de urna. Um dos casos, já divulgado, foi registrado na manhã deste domingo, no Bairro São Bernardo. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar e o caso encaminhado para a Polícia Federal. A juíza Rosângela Fernandes, da Zona 315, será a responsável pelas audiências. As informações são da Rádio CBN Juiz de Fora, que acompanha o andamento das eleições direto da Justiça Eleitoral. De acordo com a PM, seis pessoas foram conduzidas suspeitas deste crime eleitoral.

LEI TAMBÉM

Família se reúne para ir votar na Zona Norte em Juiz de Fora

(11h59) A família Quirino faz questão de ir junta votar do Bairro Esplanada, Zona Norte de Juiz de Fora, ao IF Sudeste, no Fábrica. Embora ocorram divergências na hora da escolha dos candidatos. “É minha primeira eleição, e fiz até uma cola, mas foi difícil escolher. Estamos vivendo um momento de extremos, e optei por um meio termo”, revela Lorena, 18 anos. “Mas é importante também escolhermos o Congresso, porque o presidente sozinho não resolve nada.”

Família Quirino saiu junta do Esplanada para votar no IF Sudeste (Foto: Leonardo Costa)

A prima Daniele, 18, também é estreante nas urnas. “Tive mais dificuldade em escolher o governador.” O irmão dela Yuri, 21, havia comparecido apenas ao último pleito municipal. “Acabei de ficar desempregado e optei pelo menos pior para presidente. Mas nem me liguei muito nos outros cargos”, entrega. Enquanto os três continuam os estudos, a tia deles e costureira Cleide Quirino, 46, espera um futuro mais promissor para os jovens sobrinhos.

TSE substitui 310 urnas em todo o país

(11h48) Agência Brasil – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou há pouco que 310 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas nas primeiras duas horas de votação no país. Segundo o tribunal, o número representa 0,06% do total de 454,4 mil urnas utilizadas no pleito deste ano. Até o momento, não foram registrados locais com votação manual.

Os estados que tiveram o maior número de urnas com defeito foram São Paulo (49), Minas Gerais (46), Sergipe (35), Rio de Janeiro (34), Rio Grande do Sul (30), Paraná (17) e Pernambuco (13).

Os números constam no primeiro balanço sobre ocorrências nas duas primeiras horas de votação, que começou às 8h nos estados que seguem o fuso horário de Brasília.

A votação será encerrada às 17h, conforme horário local de cada região. São 147.302.357 brasileiros aptos a escolher o presidente da República, os governadores de 26 estados e do Distrito Federal, 54 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 24 deputados distritais.

‘Espero um futuro bem diferenciado deste atual’, diz eleitora grávida

(11h23) Grávida de 8 meses, a educadora física Daiane Grigoli, 30 anos, encontrou tranquilidade para votar no Instituto Federal (IF) Sudeste, no Bairro Fábrica, Zona Norte. “Espero um futuro bem diferenciado deste atual.” Junto com o pastor e pai de seu filho, Felipe Grigoli, 33, ela busca novos ideais, assim como ele. “Espero que com esta eleição possamos fazer uma limpeza na corrupção”, almeja o marido.

Felipe e Daiane Grigoli votaram no IF Sudeste, na Zona Norte de Juiz de Fora (Foto: Leonardo Costa)

No IF Sudeste, cada eleitor está levando pouco mais de um minuto para completar a votação. Muitos entram nas cabines com uma colinha nas mãos. Ao todo, devem ser preenchidos 19 números na urna, para a escolha de seis candidatos: presidente, governador, deputados federal e estadual e dois senadores.

Acompanhada da mãe, jovem de 18 anos vota pela primeira vez

(11h01) Em meio às filas que se formaram na Escola Normal na manhã deste domingo (7), Gabriela Nogueira, 18 anos, aguardava para votar pela primeira vez. “Acho o voto importante, mas não deveria ser obrigatório. Não votei com 16 anos, mas agora estou vindo também para ajudar, porque esta eleição está complicada, com alguns candidatos muito extremistas. Espero fazer a diferença”, avalia a jovem, ao lado da mãe, Elisane Nogueira, 42. “Sempre faço questão de vir cedo. Falo com minha filha que é o futuro dela.”

Ao lado da mãe, Gabriela Nogueira, 18 anos, aguardava para votar pela primeira vez (Foto: Leonardo Costa)
Eliane de Souza levou para a votação a neta Gabriela, de 9 anos (Foto: Leonardo Costa)

Abraçada com a neta Gabriela, de 9 anos, a assistente administrativa Eliane Neves de Souza, 59, não demonstrou cansaço em esperar pela hora de exercer sua cidadania na Escola Normal. “Está meio confuso aqui, mas não dá para afundar ainda mais o país. Tenho esperança de um Brasil melhor para os meus netos, porque meus filhos já estão encarando essa dificuldade”, desabafa a mãe de três e avó de quatro netos.

TSE: 16 países já encerraram votação até 7h deste domingo

(10h51) Agência Estado – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 16 países já encerraram votação para as eleições presidenciais até 7h deste domingo (7). Ao todo, há 500.727 eleitores brasileiros aptos a votar em 171 localidades eleitorais de 99 países. Nova Zelândia, Austrália, Japão, Coreia do Sul, China, Taiwan, Cingapura, Filipinas, Malásia, Hong Kong, Timor Leste, Indonésia, Vietnã, Tailândia, Índia e Nepal concluíram votação até a manhã deste domingo, 7. Omã e Emirados Árabes Unidos devem encerrar a votação por volta das 10h15, segundo o TSE.

Em 2014, 354.184 eleitores brasileiros estavam cadastrados no exterior. De acordo com o TSE, o crescimento de 41,37% se deve a uma parceria entre o tribunal e o Ministério das Relações Exteriores que possibilitou a adoção de medidas que facilitaram o cadastramento eleitoral de brasileiros residentes no exterior

Nas redes
As imagens de boletins de urna de seções eleitorais de diversos países que circulam em redes sociais são verdadeiras, mas não representam o número final de votos dos candidatos a presidente. Assim que a votação é concluída em uma seção eleitoral, o chefe daquela seção imprime o boletim e o fixa na porta. O resultado final, no entanto, só será divulgado com os números do Brasil, na noite deste domingo.

Mudança de zona eleitoral causa transtornos na Escola Normal

(10h38) Um início de confusão foi registrado no Instituto Estadual de Educação (IEE), na manhã deste domingo e mobilizou o juiz eleitoral Mauro Pitelli ao local de votação. Segundo ele informou, muitos eleitores, provenientes das extintas zonas 154 e 155, não estavam conseguindo encontrar as seções eleitorais definidas após o remanejamento. “Orientamos a população, através da imprensa, que era necessário consultar o local antes de sair de casa. E algumas pessoas não tomaram providências, querendo agora impor responsabilidade à Justiça Eleitoral. Aqui na Escola Normal, por exemplo, era a zona 155, que agora pertence à 349”, informou. Ele orientou aos eleitores destas zonas a confirmar onde votar através do site do TRE.

Corredores do Instituto Estadual de Educação ficaram tomados por eleitores na manhã deste domingo (foto: Leonardo Costa)

O delegado e coordenador de fiscais de partido Carlos Alberto Pavan questionou a confusão causada pela extinção de zonas eleitorais, que surpreendeu eleitores na Escola Normal. “As pessoas vão ter que justificar e perder o direito de votar? Mudaram as seções, mas ninguém foi avisado. Os funcionários não estão conseguindo orientar. Eleitores ficaram irritados e quiseram bater na menina que estava ajudando.”

Avenida Sete de Setembro amanheceu suja em Juiz de Fora

(10h13) Diferente do observado no Centro, alguns bairros de Juiz de Fora amanheceram sujos, com santinhos espalhados sobre as calçadas e o asfalto. A situação foi observada, por exemplo, no Bairro Costa Carvalho, Zona Sudeste, em frente à Escola Estadual Batista de Oliveira

Sujeira tomou conta da Avenida Sete de Setembro, em frente à Escola Estadual Batista de Oliveira (foto: Leonardo Costa)

Falhas em urnas; uma precisou ser substituída

(09:57) A Justiça Eleitoral divulgou um balanço das primeiras horas de votações em Juiz de Fora. Nas seções 215 e 217, que ficam na Escola Estadual Polivalente, no Bairro Teixeiras, as urnas apresentaram falhas. Técnicos da Justiça Eleitoral estiveram no local e o problema foi resolvido, sem a necessidade de substituição.

Na seção 23, na Escola Doutor Dilermando Martins Teixeiras, também no Teixeiras, outra falha técnica foi constatada, mas resolvido pela Justiça Eleitoral. O mesmo ocorreu na seção 291, no Colégio Metodista Granbery, em bairro homônimo.

Na seção 197, a urna precisou ser substituída na Escola Olinda de Paula Magalhães, no Bairro Jardim Esperança.

Dever cívico aos 96 anos

Tereza Rosa de Jesus Pires, 96 anos, disse que não abre mão de exercer o direito ao voto (Foto: Leonardo Costa)

(9h48) Do alto dos seus 96 anos, Tereza Rosa de Jesus Pires venceu a chuva fina e 23 degraus para escolher seus candidatos na Escola Estadual Batista de Oliveira, no Bairro Costa Carvalho, Zona Sudeste. “Toda eleição eu voto. Enquanto estiver andando, vou vir”, garante a idosa, apesar de ter direito ao voto facultativo. “Minha filha fala para eu não vir, mas eu gosto”, afirma a mulher, que contou com a ajuda de uma vizinha. Ela foi orientada por funcionários da Justiça Eleitoral a pedir, da próxima vez, seção com acessibilidade.

PM efetua prisão por boca de urna em Juiz de Fora

(9h41) A PM confirmou as primeiras prisões por boca de urna. O caso aconteceu por volta das 9h na Rua Brasilino Ferreira de Oliveira, na região da Escola Municipal Amélia Mascarenhas, no Bairro São Bernardo, Zona Sudeste.

Segundo o Centro de Operações da PM (Copom), um homem e três mulheres foram conduzidos até a sede da Justiça Eleitoral, na Avenida Itamar Franco. Ainda não há informações detalhadas sobre a conduta exercida pelos suspeitos.

A informação foi confirmada pela chefe do Cartório Eleitoral Vilma Sinot, em entrevista à Rádio CBN Juiz de Fora

Viaturas da Polícia Militar estão a postos no prédio da Justiça Eleitoral, na Avenida Itamar Franco (foto: Leonardo Costa)

 

Juiz-foranos formam filas para votar

(8h52) Diferente do observado em anos interiores, Juiz de Fora amanheceu relativamente limpa. Nas principais vias da cidade, eram poucos os santinhos espalhados pelo chão.

Cidade amanheceu relativamente limpa (foto: Leonardo Costa)

No Colégio dos Jesuítas, que concentra o maior número de eleitores, algumas pessoas chegaram para votar antes mesmo das 8h. Por volta das8h45, algumas seções apresentavam filas.

Seções eleitorais do Colégio dos Jesuítas apresentavam filas no início da manhã deste domingo (foto: Leonardo Costa)

A aposentada Maria Aparecida Nicolau, 68 anos, foi uma das primeiras eleitoras a comparecer para votar no Colégio dos Jesuítas. Ela saiu às 7h do Bairro Cerâmica, na Zona Norte, e após percorrer de ônibus o trajeto, chegou às 8h no Bairro São Mateus, região Sul. “Trabalhei durante 30 anos na Rua Gil Horta e por isso sempre votei aqui.”

Maria Aparecida Nicolau teve dificuldades para encontrar local de votação (foto: Leonardo Costa)

A acessibilidade não foi problema para a idosa, que caminha com apoio de uma muleta e conseguiu transitar pelas rampas. Mas encontrar sua seção não foi tarefa fácil. Após subir os três andares da instituição de ensino, questionando a mesários e a funcionários da Justiça Eleitoral, ela finalmente encontrou seu local de votação no fim do corredor do terceiro pavimento. Antes, fez uma pausa para montar a “colinha”,  com ajuda de uma amiga. “Eu acho muito importante votar direitinho, mas este ano foi difícil escolher, porque são muitos”, avalia a aposentada, sobre os seis números que precisará digitar. “Esta eleição está muito enrolada”, desabafa.

Ao chegar na sala, a idosa teve prioridade para sentar na cabine, onde permaneceu por pouco mais de um minuto, concluindo seu papel de cidadã às 8h50. “Acho que não vão  melhorar as coisas, mas fiz minha parte. Nunca deixei de votar.”

Domingo será de céu nublado e instabilidade atmosférica

(8h40) Juiz de Fora amanheceu com chuva fina e temperatura de 15 graus. A previsão é de tempo fechado e termômetros com máxima de 23 graus. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um fluxo de instabilidade, proveniente do oceano, deixar a umidade relativa do ar alta neste domingo, aumentando as chances de precipitações a qualquer hora do dia.

Estimativa é de que céu nublado e temperaturas mais amenas sigam até a segunda-feira (Foto: Marcelo Ribeiro)

JF tem mais de 397 mil eleitores

(8h29) Festa da democracia! Durante todo o domingo, a Tribuna acompanha o dia de votação na cidade e no país. Em Juiz de Fora serão 397.841 eleitores aptos a comparecerem às urnas até as 17h. Ao todo, seis votos deverão ser registrados nas urnas eletrônicos: um para presidente, um para governador, dois para o cargo de senador, um para deputado federal e outro para deputado estadual. Com exceção da disputa presidencial e para governador do estado – que os institutos de pesquisas consideram a hipótese de segundo turno -, todos os demais cargos serão conhecidos ainda neste domingo. A expectativa é que a contabilização dos votos, na cidade, seja concluída por volta das 19h.

Sair da versão mobile