Ícone do site Tribuna de Minas

Marco da imigração alemã segue para reconhecimento estadual

monumento alemao borboleta foto felipe couri editada
Apenas uma de três placas de bronze seguem no monumento (Foto: Felipe Couri)
PUBLICIDADE

O relevante interesse cultural para o estado do Marco Comemorativo do Centenário da Imigração Alemã foi aprovado em redação final na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (5). Assim como o marco, a Praça do Imigrante Alemão, no Bairro Borboleta, também terá o mesmo reconhecimento estadual, caso o projeto de lei seja sancionado pelo Governo.

Apesar da valorização, a Tribuna flagrou, na mesma data em que ocorre a última aprovação na ALMG, duas placas faltando no monumento. Até mesmo na fundamentação da Comissão de Cultura da ALMG, a escultura em granito preto, de 1,70m, erguida em 1958, é descrita como “composta por três placas de bronze justapostas, em formato triangular”.

PUBLICIDADE

A Tribuna questionou à Prefeitura de Juiz de Fora, que tombou o marco em 2017, se existe algum registro de furto e quando as placas devem ser repostas, mas não obteve retorno até o momento.

PUBLICIDADE

O projeto original, de autoria do deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB), pedia que todo o Bairro Borboleta fosse declarado patrimônio imaterial do Estado. A alteração foi realizada pela Comissão de Cultura, julgando que o monumento “melhor se prestaria à justa homenagem”. A tramitação foi iniciada em março de 2022.

Sair da versão mobile