Ícone do site Tribuna de Minas

‘Sarrafo mais alto’: prefeita reeleita reforça compromissos de campanha

Margarida Salomao posse Leonardo Costa
‘Sarrafo mais alto’: Prefeita reeleita reforça compromissos de campanha
(Foto: Leonardo Costa)
PUBLICIDADE

A prefeita reeleita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), reforçou compromissos assumidos durante a campanha, em seu discurso de posse, na última quarta-feira (1º). Ela afirmou que quatro pontos principais serão transformados em realidade nos próximos quatro anos. 

Saúde

“Saúde pública melhor para quem precisa dela: esta é a primeira palavra que eu estou dando aqui”, iniciou a prefeita. O atendimento em saúde será humanizado, “melhorando o grande investimento feito nos primeiros quatro anos de governo, como o confirmam as novas instalações do PAI, a implantação do Pronto Atendimento na região Nordeste através do Hospital Ana Neri e a ampliação do horário de funcionamento das UBSs com a estratégia da Saúde da Família”. 

PUBLICIDADE

“Nosso compromisso agora, com o sarrafo mais alto, está em assegurar a qualidade do acolhimento e do funcionamento nas UBSs, nas UPAs e no HPS; e em reduzir o tempo de espera para exames e consultas especializadas”, concluiu Margarida sobre o primeiro ponto.

PUBLICIDADE

Transporte coletivo urbano

“A segunda palavra que eu dou aqui é ônibus bom e barato para exercermos da forma mais plena nosso direito à cidade”, assegurou. “O atual contrato de concessão termina em 2026, e nós já estamos dedicados a repensar profundamente o provimento desse serviço para ampliar a sua abrangência, diversificar a sua oferta, melhorar a sua qualidade e, através de uma política de subsídio que precisa ser reforçada no âmbito estadual e federal, manter o seu preço congelado e rumo à tarifa zero”. 

“Não recuaremos das conquistas que já obtivemos”, tranquilizou a prefeita, “vamos continuar desfrutando do ‘Domingão de Busão’, o ônibus de graça no domingo, que melhora a convivência das famílias, garante o direito popular ao lazer e estimula a atividade econômica”. 

PUBLICIDADE

Além disso, Margarida antecipou que, nos próximos dias, estará “ratificando” a proposta do Passe Livre Estudantil, apresentada pelo vereador André Luiz (Republicanos), aprovada pela Câmara Municipal no dia 28 de outubro de 2024, mas vetada integralmente por Margarida no dia 27 de novembro.

Macrodrenagem e contenção de encostas

A terceira palavra dada pela prefeita de Juiz de Fora é de que, nos próximos quatro anos, serão resolvidos em definitivo os problemas de inundação e alagamentos em Santa Luzia, Bairro Industrial, Mariano Procópio e Democrata, reforçando o “forte compromisso com a resiliência urbana” da cidade. 

PUBLICIDADE

As obras de macrodrenagem e de contenções de encostas, possibilitadas pelos R$ 550 milhões enviados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) via PAC, prepararão a cidade para os próximos cem anos, de acordo com a prefeita.

Ela lembrou o encerramento de um ciclo de quatro anos, em que os desafios da emergência climática foram enfrentados sem registrar nenhum óbito: “tivemos muitos problemas próprios de uma cidade que cresceu desregradamente, ocupando encostas e várzeas, mas não perdemos nenhuma vida. Damos graças a Deus, à qualidade dos trabalhos de prevenção de nossa Defesa Civil e de nosso Grupo de Contingências, que inclui o Corpo de Bombeiros, e das obras mitigadoras que foram realizadas por toda a cidade”.

Sustentabilidade ambiental

O quarto compromisso com a população de Juiz de Fora diz respeito à sustentabilidade ambiental. Margarida destacou a recriação da Secretaria de Meio Ambiente, respondendo à relevância dessa pauta, e estabeleceu como meta para o final dos próximos quatro anos o tratamento de 90% do esgoto produzido, “rumo à despoluição da bacia do Paraibuna”.

PUBLICIDADE

“Estaremos investindo em novas energias, na implementação do Plano de Resíduos Sólidos, inclusive encaminhando à Câmara projeto de lei que torna impositiva a coleta seletiva, hoje praticável em 100% da nossa área urbana”, detalhou.

Propostas alinhadas à temática nacional

Conforme o cientista político da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fernando Perlatto, o novo mandato de Margarida parece estar bem alinhado às temáticas de importância nacional, como a emergência climática. “A gente tem que ver as dificuldades efetivas que o Governo vai enfrentar para levar adiante essas agendas”, ressalta.

Perlatto afirma que a PJF tem sinalizado uma ancoragem orçamentária para os projetos de 2025, mas é preciso confirmar a efetivação das propostas. “A Prefeitura conseguiu realizar uma série de obras na gestão passada, e agora precisamos ver em que medida vai conseguir levar adiante esses projetos, sobretudo a questão urbana e ambiental.” Temas que, segundo o cientista político, são transversais e precisam da articulação de secretarias para que sejam efetivados.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile