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Obras de duplicação da BR-040 em JF estão previstas para o 7° ano do novo contrato

br040 divulgacao

(Foto: Divulgação/AESCOM ANTT)

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A partir do dia 6 de agosto, a EPR Via Mineira assume a administração da BR-040 no trecho de cerca de 300 quilômetros km entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. O contrato, assinado no dia 5 de julho, tem duração de 30 anos, com um investimento total de R$ 8,7 bilhões. Nos primeiros sete anos de atuação, a nova concessionária pretende destinar R$ 3,5 bilhões para obras, mas os serviços vão começar, pela capital, apenas no terceiro ano de contrato. A região de Juiz de Fora, do km 760,6 ao 775,639, terá obras de duplicação da via a partir do sétimo ano, ou seja, em 2031. 

Em reunião na manhã da última segunda-feira (29), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária EPR Via Mineira apresentaram o projeto que prevê a duplicação de 164 km, 42 km de faixas adicionais, 15 km de vias marginais, 14 km de ciclovias, além de 33 dispositivos de interconexões e oito passarelas, beneficiando 15 municípios mineiros e cerca de 4,3 milhões de habitantes. 

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Durante o evento, o diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, pontuou o compromisso com a modernização da BR-040, desenvolvimento sustentável e foco nos usuários. “Estamos empenhados em garantir uma composição entre os setores público e o privado que permita tanto aos caminhões quanto aos veículos leves de trafegar com fluidez e segurança”, afirmou Sampaio. 

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Nos primeiros 100 dias, a concessionária disse que serão feitos serviços que visam a segurança e eficiência do tráfego, como obras noturnas de pavimentação entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete, reforço na sinalização vertical e horizontal em pontos críticos e recuperação de drenagens e passivos ambientais. Além disso, praças de pedágio e bases de serviços operacionais também serão revitalizadas, assim como a recuperação de terraplenos erodidos para atuação nos pontos com risco de deslizamento, passivos ambientais e áreas com material escorregado a menos de quatro metros do acostamento da rodovia. Na região de Santos Dumont e Juiz de Fora, a EPR Via Mineira informou que aguarda a emissão de Autorização de Operação pelo Ibama para início das atividades na Faixa de Domínio, com foco nos terraplenos. 

Também foi apresentado o serviço de melhoria da sinalização em trechos com altos índices de acidentes, como o km 544 ao 635. Também está prevista a adoção de tecnologias como o iRap de segurança viária, a instalação de iluminação LED em pontos críticos e o Programa de Carbono Zero para neutralização das emissões de carbono. A empresa ainda ressaltou que as obras de maior vulto do km 745 seguem em execução pela antiga concessionária, com previsão de término para novembro de 2024. 

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Confira as mudanças previstas de 2027 a 2031 abaixo: 

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Pedágio da BR-040 dobra de valor a partir de agosto 

A EPR Via Mineira ganhou o leilão do trecho – que começa no entroncamento da rodovia com a BR-356/MG, em Belo Horizonte, e segue até o Bairro Barreira do Triunfo, em Juiz de Fora – em abril deste ano com uma proposta de desconto de 11,21% sobre a Tarifa Básica de Pedágio. A nova cobrança de pedágio já passa a ser feita a partir de agosto. Antes, automóveis e caminhonetes pagavam R$ 6,30, e agora vão passar a desembolsar R$ 12,70. Os motociclistas terão isenção da taxa. 

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Os usuários que optarem pelo sistema de cobrança eletrônica (TAG) terão direito a um Desconto Básico de Tarifa (DBT) de 5%. Para os motoristas que utilizarem a via com frequência, haverá uma uma redução progressiva de até 70% das tarifas para veículos leves.

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