Ícone do site Tribuna de Minas

Sindicato dos trabalhadores da educação decide manter greve na rede estadual

sind-ute

(Foto: Divulgação/Sind-UTE)

PUBLICIDADE

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais/Subsede Juiz de Fora (Sind-UTE/JF) enviou uma caravana do município para a assembleia estadual realizada nesta quarta-feira (23), em Belo Horizonte. A reunião na capital tinha como objetivo definir os próximos passos da greve dos profissionais da educação mineiros, que foi iniciada no último dia 8 e mantida com adesão parcial desde então, apesar de decisão judicial ter ordenado o fim do movimento. De acordo com coordenador geral do sindicato em Juiz de Fora, Alessandro Furtado Pacheco, a greve será mantida, uma vez que o governador Romeu Zema (Novo) não sinalizou atendimento às reivindicações dos servidores. “A greve continua por conta das diversas reações que o governador teve, não sendo possível arrancar dele mais do que os 10,06%, que é muito pouco diante dos 33% que merecemos e que seria referente ao piso salarial”, afirmou o coordenador.

Ainda segundo ele, apesar da resistência do governador, houve algumas respostas positivas, como o Tribunal de Contas do estado, que já votou que o regime de recuperação fiscal que Zema deseja aplicar em Minas Gerais não é justificativa para não conceder reajuste aos servidores da educação. “Como não ganhamos o piso e nosso salário está defasado, sem reajuste há cerca de seis anos, e temos uma defasagem de quase 60%, existe um parecer favorável do desembargador, que está olhando nossa situação para que seja votado o aumento”, disse Alessandro, acrescentando que, na audiência pública realizada na última segunda-feira (21), em Belo Horizonte, ficou constatado que o Governo tem em caixa R$ 7 bilhões para investimento na educação. “Existe dinheiro para que seja feito o pagamento do piso salarial da Educação, e os deputados da presidência da Casa têm uma disposição grande de votar a favor do reajuste para nossa categoria”, ressaltou.

PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira (24), à tarde, está prevista uma assembleia regional no Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora (Escola Normal), marcada para as 15h. Na segunda, representantes da categoria realizaram panfletagem na Escola Estadual Duque de Caxias, no Bairro Alto dos Passos, na região central. A intenção foi conscientizar a respeito das demandas do sindicato, que reivindica, a nível estadual, o reajuste do piso salarial dos servidores, além da suspensão do projeto de lei referente ao programa de recuperação fiscal do Governo de Minas Gerais.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile