Ícone do site Tribuna de Minas

Governo de Minas descarta morte por intoxicação com metanol em Ipatinga

metanol minas
(Foto: Pixabay)
PUBLICIDADE

O óbito com suspeita de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica registrado em Ipatinga, e divulgado pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (20), foi descartado pelo Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). De acordo com a pasta, não há casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado até o momento. 

A informação foi confirmada por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais (Cievs-Minas) e foram descartados três casos: um homem, 26 anos, residente em Ipatinga, que foi a óbito; uma mulher, 48 anos, residente em Belo Horizonte; e um homem, 25 anos, residente em Poços de Caldas. 

PUBLICIDADE

A SES-MG reforça que o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Minas Gerais (CIATox/MG) fica disponível 24 horas por dia para orientação técnica e assistência em casos de intoxicação. Todos os casos suspeitos devem ser comunicados ao CIATox/MG, que fornecerá orientações clínicas e fará a notificação imediatamente ao Cievs-Minas. 

Além disso, a pasta alerta a população sobre os riscos do consumo de bebidas de procedência duvidosa e orienta que, diante de sintomas suspeitos, os pacientes procurem imediatamente atendimento médico. 

Os sintomas de intoxicação por ingestão de metanol são: náuseas, vômitos, dor abdominal, cefaleia (geralmente de forte intensidade), confusão, vertigem, perda de visão, borramento visual, especialmente quando persistem ou se agravam entre 6 e 72 horas após a ingestão de bebida destilada. 

Sair da versão mobile