A juiz-forana Danielly Vitória, de 19 anos, conquistou a medalha de prata na Pan Am Series II de taekwondo, competição realizada no último domingo (26), na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, com atletas de 30 países e três continentes. O campeonato marca a volta da atleta da categoria até 46kg aos tatames, depois de um ano e quatro meses sem lutar por causa de uma lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito.
Na oportunidade, Dany Vitória, que representou a equipe Two Brothers, disputou quatro lutas. Ela venceu duas atletas brasileiras e uma costa-riquenha – que foi medalhista de bronze no último Pan Americano e é a sexta colocada no ranking mundial -, e perdeu na final para outra atleta do Brasil, a campeã Dangela Guimarães. Conforme a jovem, que tinha grandes expectativas antes de parar por lesão em 2022, o nível das lutas foi alto. “Gostei muito do meu desempenho e fiquei feliz de voltar ao alto rendimento. As disputas foram bem difíceis, então considero meu resultado positivo”, vibra.
Mais do que a medalha, a lutadora comemora seu retorno às lutas após o longo e complicado período em que precisou se afastar da modalidade que tanto ama. “Minha família me deu um apoio incondicional. Estiveram comigo nessa etapa da minha vida, sempre dando suporte para voltar. Sem ele, meus patrocinadores e amigos que continuaram acreditando em mim, a prata não seria possível”, avalia Dany Vitória. Agora, a juiz-forana retorna para São Caetano do Sul (SP), onde realiza onze treinos semanais – físico e técnico nos dias de semana, além do treino técnico aos sábados – pela equipe Two Brothers.
Ao todo, no Pan AM Series II, foram 24 medalhas conquistadas por atletas brasileiros, com seis ouros, seis pratas e 12 bronzes. O resultado deu ao Brasil o posto de campeão no feminino, no masculino e no geral.