A equipe de futsal feminino do Clube Bom Pastor terminou o Campeonato Mineiro na terceira colocação. A disputa estadual aconteceu no último final de semana, em Nova Serrana, no Ginásio Poliesportivo Ápio Cardoso. As meninas de Juiz de Fora venceram o primeiro jogo contra o Praia Clube, de Uberlândia, por 2 a 1, e depois derrotaram o Bocaiuva pelo mesmo placar.
No último jogo do quadrangular, elas chegaram precisando apenas de um empate para serem campeãs, mas sofreram um revés para o Fut Minas, de Nova Serrana, por 8 a 5. O time nova-serranense já havia sido o carrasco do Bom Pastor na fase regional, quando venceu as juiz-foranas por 2 a 0 no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos.
Nos outros jogos, o Praia Clube ganhou do Fut Minas por 5 a 2 e de Bocaiuva por 4 a 2; e o Fut Minas conquistou um triunfo de 7 a 5 contra o Bocaiuva. Logo, Praia Clube, Fut Minas e Bom Pastor ficaram com seis pontos cada, mas o time de Uberlândia foi o campeão pelos critérios de desempate, enquanto a equipe de Nova Serrana foi vice.
Na visão do treinador do Bom Pastor, Jean Albuquerque, suas atletas fizeram tudo o que poderiam. “Lutamos, brigamos e competimos, fomos até o final pelo título. As meninas tiveram muita maturidade e entendimento das propostas, tanto é que vencemos duas grandes equipes. Fomos evoluindo ao longo da competição conforme os adversários iam criando dificuldade para a gente. Todos os jogos foram muito equilibrados, não tinha favorito para ser campeão”.
Apesar de, na reta final de preparação, os treinos terem aumentado para quatro vezes na semana, Jean salienta que poucas atletas tinham experiência em competições como essa. Pela dedicação de todas, o terceiro lugar é motivo de orgulho. “Algumas já tinham disputado em 2017, e outras, não. A gente fez história, brigamos com times muito tradicionais. Ficamos frustrados porque o título estava muito perto, mas nossa participação foi excelente”, analisa.
Em 2024, a equipe tem a intenção de disputar, novamente, a competição estadual. De acordo com o técnico, o planejamento será montado junto ao clube, que tem ciência do crescimento da modalidade em Juiz de Fora. “Há reconhecimento e apoio, nosso trabalho já tem sete anos. As meninas irão continuar se dedicando para elevar o nome do futsal para o estado e para o Brasil. Mostramos que Juiz de Fora tem um futsal muito competitivo e com potencial para crescer ainda mais”, acredita Jean.
*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva