Depois de mais de dez meses de espera, o Villa Real volta a atuar por uma partida oficial. A equipe entra em campo neste domingo (27), às 10h30, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, contra o Atlético Três Corações, em jogo válido pela primeira rodada da fase de grupos da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro de 2023. Essa será a segunda vez na história que o Time do Povo enfrenta o time da cidade do sul de Minas Gerais. No ano passado, também no Mineiro, o clube juiz-forano foi derrotado por 1 a 0.
A “Terceirinha”
Neste ano, a Segunda Divisão volta a ser sub-23 e conta com 17 clubes. Os times estão divididos em quatro grupos, sendo três chaves com quatro, e uma com cinco. Os dois melhores de cada grupo avançam às quartas de final. A fase mata-mata será disputada em partidas de ida e volta, e os dois finalistas são promovidos ao Módulo II de 2024.
Alexandre Jr., meio-campista do Villa Real, avalia o limite de idade. “Creio que é uma boa oportunidade, não somente para mim, que tenho 20 anos, mas para os jogadores mais novos estarem em um patamar mais alto que é o sub-23”, explica.
O Villa Real está no grupo B, juntamente com Guarani, Poços de Caldas e Atlético Três Corações. No ano passado, o Time do Povo alcançou as quartas de final, fase em que foi eliminado pelo Itabirito.
Pré-temporada da Águia
A preparação do Villa Real para a “Terceirinha” começou em junho, com a apresentação de Paulo Neves como o técnico do clube, juntamente com Wesley Tanque como auxiliar, Guilherme Stroppa como preparador físico e Alisson Soares no cargo de gerente de futebol.
A pré-temporada do Time do Povo teve passagem por Nova Friburgo, na região Serrana do Rio de Janeiro, mas ficou agitada nas semanas que antecederam a estreia no estadual. O técnico Paulo Neves deixou o comando da equipe após divergências com o presidente Allan Taxista e, com ele, também saíram o auxiliar técnico e o preparador físico.
No último dia 16, o Villa anunciou Wesley Assis como substituto de Paulo Neves. “Respeitamos os profissionais que estavam aqui, a forma com que eles trabalham, mas a gente também tem a nossa. Então, a gente tentou o mais rápido possível já implementar aquilo que a gente acredita ser o ideal”, disse, dias depois, em entrevista à Rádio Transamérica Juiz de Fora. Na quarta-feira (23), o clube comunicou a chegada de Guilherme Aníbal para o cargo de gerente de futebol, no lugar de Alisson Soares.
Já sob o comando de Wesley Assis, o Villa Real disputou um amistoso contra o Democrata FC, no último domingo (20), em Aracitaba. O jogo terminou com vitória do Time do Povo por 1 a 0, com gol de Alexandre Jr. Assis entende que a partida trouxe aspectos positivos para a reta final de preparação. “Teve todos os ingredientes que a gente vai encontrar dentro da competição. Um campo com campo pesado, com muitas jogadas de bola aérea do adversário. Mesmo assim, conseguimos colocar em prática o nosso modelo de jogo, que é de um time que constrói, que passa os setores do campo com a bola no chão”, avalia o técnico.
Escalação
A Tribuna esteve no treinamento realizado na quarta-feira (23), no Estádio Municipal, porém não foi permitido acompanhar o trabalho tático. Caso Wesley Assis escolha manter a escalação que venceu o amistoso contra o Democrata, o Time do Povo vai à campo com Ésio; Tiago Monteiro, Nogueira, Jean e Mateus Monteiro; João Marcos, Gui Bernardes e Alexandre Jr.; Wellerson, Wellitin e Maicon. O atacante Lucas Evaristo, no departamento médico, é o único desfalque da equipe para a estreia.
Ônibus e ingresso
Um ônibus da linha 517 (estádio) vai ser colocado em circulação para atender aos torcedores. Ele parte da Avenida Itamar Franco, 992, no Centro, para o Estádio Municipal. As saídas serão às 8h50 e às 9h50.
O Villa Real disponibilizou mil ingressos, com os valores de R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia. A venda será realizada nas bilheterias do Estádio Municipal antes do jogo.