Ícone do site Tribuna de Minas

Meninas do Clube Bom Pastor disputam Mineiro de Futsal neste final de semana

clube bom pastor by reproducao instagram
Atletas venceram a Copa Prefeitura no ano passado (Foto: Reprodução/Instagram)
PUBLICIDADE

O Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos será palco, neste final de semana, do seu primeiro torneio oficial – a semifinal do Campeonato Mineiro do Interior de Futsal Feminino. O representante de Juiz de Fora na competição será o Clube Bom Pastor, campeão no ano passado da Copa Prefeitura. As meninas entram em quadra nesta sexta (21), às 20h30; no sábado (22), às 17h30 e no domingo (23), às 20h30. Os adversários serão, respectivamente, Associação Varginhense de Futebol, Paulo Veloso e Bocaiuva. Todas as partidas são abertas ao público e gratuitas. A equipe juiz-forana organiza uma ação social para famílias carentes e pede a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Das quatro equipes que estarão presentes no Ginásio, duas se classificam para a próxima fase da competição, a final do Interior. Já estão garantidos nessa etapa o Praia Clube, de Uberlândia, e o Futminas, de Nova Serrana, que eliminaram o Famep/Araguari na outra chave da semifinal. As datas e o local da fase final ainda não foram definidas.

PUBLICIDADE

Principal foco do ano

Referência na cidade quando se trata de futsal feminino, o Bom Pastor já conquistou, em 2023, a Copa TV Integração, representando a cidade de Goianá, além do vice na Copa Integração Rodeio, no Rio de Janeiro. A equipe também está classificada para a semifinal do Torneio de Inverno de São João del-Rei, marcada para o início de agosto, após vencer os três jogos feitos na primeira fase. Mas a meta principal, desde o início do ano, é a disputa do Campeonato Mineiro, conforme explica o treinador da equipe, Jean Phillip.

PUBLICIDADE

“Temos treinado três dias na semana, um total de cinco horas, para essa competição. Não é fácil, todos os times se preparam muito, mas estamos focados e preparados para desempenhar um bom futsal e mostrar para Juiz de Fora que temos um futsal feminino forte e que cresce a cada competição que disputa. Quem for assistir ao jogo vai encontrar um time com qualidade técnica e experiência dentro de quadra, com motivação para conquistar resultados positivos”, afirma o treinador.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Segundo a goleira e capitã do time, Renata Chaves, a “Renatinha”, o entrosamento é um dos fatores que faz com que a equipe esteja confiante. Muitas das atletas já disputaram essa mesma competição pelo Tupi Futsal, em 2017, e treinam juntas desde então. Outras jogadoras vieram do Alpha Biquense, equipe de Matias Barbosa que disputa diversos campeonatos do estado.

“O entrosamento faz com que, em uma situação de jogo, a gente já saiba como a companheira vai agir, ajudando muito na nossa tomada de decisão. Estamos tendo muita conversa também, as mais experientes estão passando confiança para as mais novas. Teremos muita garra, determinação, e vontade em jogar”, diz Renatinha.

PUBLICIDADE

Inspiração para novas atletas

A vinda do Campeonato Mineiro para Juiz de Fora é comemorada por todos do Clube Bom Pastor. Para Jean, a visibilidade que a competição irá trazer para a cidade é importante para o estímulo a novas escolas de futsal feminino. “Mostra para os projetos, para as meninas mais novas que queiram jogar futsal, que elas podem crescer, praticar e evoluir. Abre as portas também para lugares que ainda não tem o esporte feminino, para que enxerguem o nicho e passam a ter, auxiliando na hora de vender o produto futsal para as empresas”, analisa.

Já na concepção de Renatinha, o apoio dos torcedores do município será um diferencial dentro de quadra. “Somos inspiração para novas atletas, que estarão lá, assim como a nossa torcida, que nos apoia e nos dará muito mais força para a competição. Serão grandes jogos e nós estamos confiantes, vamos com tudo”, promete a capitã.

Sair da versão mobile