Ícone do site Tribuna de Minas

Meninas do Clube Bom Pastor disputam Mineiro de Futsal neste final de semana

clube bom pastor by reproducao instagram
Atletas venceram a Copa Prefeitura no ano passado (Foto: Reprodução/Instagram)
PUBLICIDADE

O Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos será palco, neste final de semana, do seu primeiro torneio oficial – a semifinal do Campeonato Mineiro do Interior de Futsal Feminino. O representante de Juiz de Fora na competição será o Clube Bom Pastor, campeão no ano passado da Copa Prefeitura. As meninas entram em quadra nesta sexta (21), às 20h30; no sábado (22), às 17h30 e no domingo (23), às 20h30. Os adversários serão, respectivamente, Associação Varginhense de Futebol, Paulo Veloso e Bocaiuva. Todas as partidas são abertas ao público e gratuitas. A equipe juiz-forana organiza uma ação social para famílias carentes e pede a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Das quatro equipes que estarão presentes no Ginásio, duas se classificam para a próxima fase da competição, a final do Interior. Já estão garantidos nessa etapa o Praia Clube, de Uberlândia, e o Futminas, de Nova Serrana, que eliminaram o Famep/Araguari na outra chave da semifinal. As datas e o local da fase final ainda não foram definidas.

Principal foco do ano

Referência na cidade quando se trata de futsal feminino, o Bom Pastor já conquistou, em 2023, a Copa TV Integração, representando a cidade de Goianá, além do vice na Copa Integração Rodeio, no Rio de Janeiro. A equipe também está classificada para a semifinal do Torneio de Inverno de São João del-Rei, marcada para o início de agosto, após vencer os três jogos feitos na primeira fase. Mas a meta principal, desde o início do ano, é a disputa do Campeonato Mineiro, conforme explica o treinador da equipe, Jean Phillip.

PUBLICIDADE

“Temos treinado três dias na semana, um total de cinco horas, para essa competição. Não é fácil, todos os times se preparam muito, mas estamos focados e preparados para desempenhar um bom futsal e mostrar para Juiz de Fora que temos um futsal feminino forte e que cresce a cada competição que disputa. Quem for assistir ao jogo vai encontrar um time com qualidade técnica e experiência dentro de quadra, com motivação para conquistar resultados positivos”, afirma o treinador.

LEIA MAIS

Segundo a goleira e capitã do time, Renata Chaves, a “Renatinha”, o entrosamento é um dos fatores que faz com que a equipe esteja confiante. Muitas das atletas já disputaram essa mesma competição pelo Tupi Futsal, em 2017, e treinam juntas desde então. Outras jogadoras vieram do Alpha Biquense, equipe de Matias Barbosa que disputa diversos campeonatos do estado.

PUBLICIDADE

“O entrosamento faz com que, em uma situação de jogo, a gente já saiba como a companheira vai agir, ajudando muito na nossa tomada de decisão. Estamos tendo muita conversa também, as mais experientes estão passando confiança para as mais novas. Teremos muita garra, determinação, e vontade em jogar”, diz Renatinha.

Inspiração para novas atletas

A vinda do Campeonato Mineiro para Juiz de Fora é comemorada por todos do Clube Bom Pastor. Para Jean, a visibilidade que a competição irá trazer para a cidade é importante para o estímulo a novas escolas de futsal feminino. “Mostra para os projetos, para as meninas mais novas que queiram jogar futsal, que elas podem crescer, praticar e evoluir. Abre as portas também para lugares que ainda não tem o esporte feminino, para que enxerguem o nicho e passam a ter, auxiliando na hora de vender o produto futsal para as empresas”, analisa.

PUBLICIDADE

Já na concepção de Renatinha, o apoio dos torcedores do município será um diferencial dentro de quadra. “Somos inspiração para novas atletas, que estarão lá, assim como a nossa torcida, que nos apoia e nos dará muito mais força para a competição. Serão grandes jogos e nós estamos confiantes, vamos com tudo”, promete a capitã.

Sair da versão mobile