A nova mesa diretora do Conselho Municipal de Desportos (CMD) será conhecida na noite da próxima terça-feira (20), em reunião às 19h, na sede da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). A programação foi confirmada após, na noite da última terça (13), ocorrer uma assembleia extraordinária também na SEL para apresentar e aprovar o novo regimento do CMD, que passa por processo de reestruturação diante da necessidade do município ser contemplado com o ICMS Esportivo, imposto designado à implementação de políticas públicas do esporte nas cidades.
Atual presidente do CMD, Cláudio Dias relatou à Tribuna que o órgão “solicitou 22 emendas na proposta inicial da lei (13.894), sendo 21 alteradas. A versão final segue para homologação do prefeito (Antônio Almas).”
Com objetivos como fiscalizar e estimular a prática esportiva na cidade, o órgão é composto por 24 conselheiros titulares, definidos também no último encontro. Metade deles representam a sociedade – AABB, Associação Craques do Futuro, Associação Desportiva Juiz de Fora, Projeto Basquetebol do Futuro, Sesi, Panathlon Club, Liga de Malha, Associação dos Árbitros Independentes, Liga de Futebol, Sindiclubes, Liga de Bocha e CC-CAP Capoeira. Os outros 12 são integrantes governamentais – SEL, Secretaria de Governo, Funalfa, secretarias de Saúde, de Educação, de Desenvolvimento Social e de Atividades Urbanas, UFJF, Câmara Municipal, Conselhos dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Pessoa Idosa e da Criança e do Adolescente.