Em mais uma partida com o juiz-forano Thiagus Petrus em quadra, a Seleção Brasileira venceu Cabo Verde nesta segunda-feira (16), por 30 a 28, pela última partida da fase de grupos do Mundial de Handebol. Com o triunfo, o Brasil confirmou a classificação para a segunda fase do torneio na vice-liderança, atrás apenas da anfitriã Suécia. A competição internacional ocorre também na Polônia e dá vaga ao campeão na Olimpíada de Paris 2024.
Apesar do triunfo diante dos africanos, o duelo foi marcado por erros em finalizações da Seleção Brasileira, que poderia ter fechado o confronto com uma folga maior no placar. Thiagus, de 33 anos, jogador do Barcelona, é um dos principais especialistas no sistema defensivo do handebol mundial e pouco é aproveitado no momento de ataque, mas ainda assim acertou a trave em jogo que teve o ponta-esquerda Jean-Pierre Dupoux artilheiro com sete gols.
Após o confronto, o juiz-forano publicou mensagem comemorando a vaga no “main round” (rodada principal) do Mundial. “Orgulho de fazer parte da seleção e do nosso esporte!!”, resumiu Petrus.
No grupo C, o Brasil perdeu para a Suécia na estreia, por 26 a 18, e venceu o Uruguai em clássico sul-americano, por 35 a 24, no último sábado (14). Além da Suécia e do Brasil, Cabo Verde também foi à fase seguinte. O trio se junta a Hungria, Islândia e Portugal, classificados do grupo D para a disputa de um hexagonal, em que apenas os dois primeiros vão às quartas de final. A Seleção Brasileira já entra em quadra nesta quarta-feira (18) pela segunda fase, em horário a ser definido. A sequência de jogos contra os três países da chave D também ainda deverá ser confirmada após o término da última rodada.