Ícone do site Tribuna de Minas

Juiz-foranos participam de campeonato no CT do PSG, em Paris

PUBLICIDADE

Três atletas do PSG Academy Juiz de Fora vão para Paris, no dia 13 de maio, pela seleção brasileira da escolinha parisiense, para disputar a World Cup França – torneio internacional que envolve seleções das sedes do clube francês de todo o mundo. Eles foram selecionados a partir de uma seletiva no Rio de Janeiro com outros jogadores da agremiação.

A Tribuna esteve em um dos treinos do PSG Academy JF, na última quarta-feira (12), e entrevistou João Lucas Gavioli, de 12 anos, e Henrique Santiago, 10. O outro selecionado, Raphael Leonardo, meio-campista de 11 anos, estava no Rio de Janeiro para um teste no Botafogo, no qual foi aprovado.

PUBLICIDADE
Henrique Santiago e João Lucas Gavioli representarão Juiz de Fora em Paris (Foto: Felipe Couri)

Recado do pai

O atacante João Lucas, morador do Bairro Morro da Glória, na região Central, é filho do zagueiro Gomes, ex-Tupi e Manchester. Ele se destacou na seletiva com dois gols, e está com expectativa alta para o torneio na França. “Quero ser campeão e artilheiro. Estou um pouco nervoso, porque é a primeira vez viajando sozinho e para fora do país. Até lá, vou continuar treinando, dando o meu máximo para me destacar cada vez mais”, diz o adolescente, que treina cinco vezes por semana.

Fã de Cristiano Ronaldo, o atleta quer conhecer a Torre Eiffel e o Estádio Parc des Princes, do PSG. “Vi o Mbappé jogando lá e gostei muito. Sempre falei que um dia queria jogar na França e estou conseguindo realizar meu sonho. Também vou assistir à última rodada do campeonato francês, e quero aprender e tentar fazer o que os jogadores de alto rendimento fazem”, almeja o garoto, que se define como um atleta de velocidade, drible e chute.

Na visão do pai, inspiração do filho, a oportunidade é de ouro. “Estou orientando muito ele sobre isso. Ser jogador de futebol não é fácil, mas ele está em uma evolução muito boa. A partir do ano que vem, acredito que estará pronto para jogar em qualquer equipe como um atleta de futebol, com conhecimento técnico, tático e psicológico. Mas isso é etapa por etapa, devagar, para estar sempre em evolução e tudo dar certo”, acredita o ex-Galo Carijó.

PUBLICIDADE
Atletas do PSG Academy têm habilidade e velocidade como características (Foto: Felipe Couri)

Confiança e inspiração no PSG

Henrique Santiago, morador do Bairro São Mateus, Zona Sul, treina no PSG há apenas dois meses. Antes, fazia parte do Zico. Atacante driblador e de velocidade, ele não esperava jogar na França com seus 10 anos. “Chegando lá, vou dar o meu melhor e tentar ganhar. Quero conhecer a Disney de Paris e ver o jogo do PSG. Sou muito fã do Neymar, que jogou lá, pelo jogo bonito, e do Cristiano Ronaldo, porque se dedica muito”.

Para fazer um bom campeonato, o pequeno aposta na confiança. “Não estou tenso, já participei de alguns campeonatos importantes. Sei que não será fácil, mas estou muito feliz”, conta. Quem vai acompanhá-lo na World Cup é sua mãe, Patrícia Gomes. “Ele é super dedicado em tudo que faz, no estudo, no futebol, na natação. Ele tem essa veia de atleta e pratica esporte desde muito pequeno. Desejo uma experiência maravilhosa, que ele possa aprender com crianças de outros países e ter uma visão de um campeonato internacional. Quero que o Henrique possa aproveitar bastante e ser muito feliz com essa chance”.

PUBLICIDADE

Na visão do treinador dos atletas, Igor Chandrett, a convocação demonstra a qualidade do trabalho feito em Juiz de Fora. “Espero que todos aproveitem a experiência e consigam desempenhar o excelente futebol que demonstram durante as competições que jogam conosco e os treinos. Buscamos ajudá-los sempre no entendimento do jogo, nas tomadas de decisões e na parte psicológica também, tentando deixá-los sempre tranquilos nos novos desafios”.

*Sob supervisão do editor Gabriel Silva

Sair da versão mobile