Com Atlético e Cruzeiro pela frente, Uberabinha intensifica treinos para o Mineiro sub-20

Clube da Zona Norte estreia contra o Coimbra, no dia 27 de março


Por Davi Sampaio

10/02/2026 às 07h00

uberabinha 2
Uberabinha começou treinos com mais de dois meses de antecedência (Foto: Felipe Couri)

O Uberabinha segue em ritmo forte de preparação para a disputa do Campeonato Mineiro da Primeira Divisão sub-20. Após o acesso e título do Módulo II conquistado na última temporada, o clube de Juiz de Fora trabalha com foco na manutenção da categoria na elite, em uma competição considerada de nível mais alto e com adversários de maior estrutura.

Os treinos tiveram início em meados de janeiro, com a estreia do clube na competição marcada para o dia 27 de março, diante do Coimbra, fora de casa. A equipe juiz-forana integra o Grupo B, ao lado de América-MG, Athletic, Villa Real – ex-equipe de Juiz de Fora -, e Minas Boca. Na primeira fase, enfrentará adversários dos Grupos A e C: Cruzeiro, Bonfim, Coimbra, Itabirito e Social; além de Atlético-MG, Boston, Inter de Minas, Betim e Nacional de Muriaé.

Conforme avalia o presidente Sérgio Eduardo, o “Dudu”, o cenário da Primeira Divisão exige atenção máxima, especialmente nos confrontos contra as equipes da capital. “Atlético, Cruzeiro e América-MG são jogos em que o erro tem que ser mínimo. Quando eles têm a chance de matar o jogo, eles matam. Contra os times do interior, a gente prevê disputas mais equilibradas, mesmo sabendo que a estrutura deles é infinitamente melhor que a nossa”.

Segundo o dirigente, a estratégia passa por preparação específica para cada adversário e pela busca de resultados principalmente diante das equipes do interior. “Cada jogo é um jogo. O modelo de jogo é o ponto crucial para alcançar o objetivo, que é permanecer na elite”, reforça.

uberabinha. foto felipe couri
Dudu comanda treinos da equipe enquanto técnico não é anunciado (Foto: Felipe Couri)

Para isso, o presidente ressalta a importância do apoio da torcida nos jogos em Juiz de Fora. “A gente espera que a torcida abrace o Uberabinha. Hoje o clube representa a cidade na Primeira Divisão, assim como o Sport representa nas categorias sub-15 e sub-17. Temos quatro categorias na Primeira Divisão. Estamos formando atletas para Juiz de Fora”, diz Dudu, acrescentando que os treinos das outras categorias voltam em breve.

A manutenção do projeto, segundo o presidente, passa por planejamento e estabilidade. Fora de campo, o clube avança na busca por parceiros. O Uberabinha conta com a Lei de Incentivo estadual aprovada pelo Conselho Municipal de Esportes (CME) e já tem empresas confirmadas no apoio ao projeto, além de negociações em andamento com outras marcas.

Dentro de campo, a comissão técnica trabalha com foco em uma equipe equilibrada. “A bola aérea hoje ganha jogo. É um fundamento importante tanto ofensivamente quanto defensivamente”, enxerga Dudu. O trabalho com o elenco começou há cerca de três semanas e o clube segue aberto à chegada de novos atletas.

Sem o campo do Cerâmica, tradicional sede de treinamentos que passa por reforma e não deverá abrigar mais as atividades do time aurinegro, a equipe da Zona Norte tem alternado o local de preparação, usando espaços como o Salles Oliveira, do Tupi, o campo do Bonsucesso e o society do Manolinho, também na região norte de Juiz de Fora..

Destaques do Uberabinha

Para o meio-campista José Eduardo, de 19 anos, campeão do Módulo II, a diferença de nível em relação à temporada passada é grande, mas acredita na preparação do grupo. “Sabemos das dificuldades. São equipes fortes, mas estamos com uma preparação intensa. Temos um bom tempo para treinar e depois colocar isso em prática”. Com características ofensivas, o jogador fala de seu estilo e metas. “Gosto do um contra um, do drible, de levar a bola até o fundo. O objetivo é se manter na Primeira Divisão, mas a gente sonha também com algo a mais, como uma vaga na Copinha”, projeta.

uberabinha 3
José é esperança de gols e assistências (Foto: Felipe Couri)

Já o atacante Hyan Tedesco, 19, artilheiro do Módulo II no ano passado, entende que a parte física será determinante para a competição. “O campeonato exige muito fisicamente. Estamos focados em um trabalho de força e esperando fechar o grupo para começar bem. Esse ano pede mais foco, caráter e personalidade”, afirma. O jogador também não escondeu a ambição individual. “Vou trabalhar para tentar ser o artilheiro da Primeira Divisão. Poder ajudar o time com vitórias e estar entre os melhores de Minas já é muito importante”.

  • LEIA MAIS notícias sobre Esportes aqui

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.