Juiz de Fora tem importantes nomes no cenário do caratê nacional há anos, que representam não apenas o município, mas o Brasil em competições dentro e fora do país. Paralelamente a isto, um processo de renovação de atletas ocorre e alimenta a esperança de que a Seleção Brasileira principal possa ser composta, em um futuro breve, por novos nomes da arte marcial local. Prova disso é a equipe que disputa, desta sexta-feira (11) ao domingo (13), o Pan-Americano da modalidade em Santiago, no Chile, torneio chancelado pela JKA (Associação Japonesa de Caratê) Brasil. Dos sete atletas confirmados, todos do Centro de Estudo Karate-do Shotokan (CEKS) e entre os melhores de sua categoria, quatro possuem de 11 a 14 anos.
Da equipe juiz-forana no Chile, Ricardo Leal Dutra, na categoria 11 anos, irá participar do Pan tanto no kata (treinamento pessoal, com adversário imaginário) quanto no kumitê (modalidade de combate entre atletas). Além dele, Carlos Antônio Ferreira, 12 anos, irá competir no kata, enquanto Lorenzo Saço, 13 anos, e Ana Luiza Almeida, na categoria 14 anos, terão pela frente oponentes no kumitê. Completam a delegação juiz-forana João Gabriel Trindade, da categoria, 17/18 anos, no kata, Mariana Cuconato, na disputa 19/20 anos, no kata e kumite, assim como Fernando Macêdo, este entre os adultos.
As classificações foram obtidas pelo desempenho no Campeonato Brasileiro realizado no mês de maio, em São Paulo. “Temos uma renovação muito boa aqui no CEKS, modéstia à parte, no cenário nacional. No Brasileiro, desde o sub-11, tivemos uma classificação muito boa e a projeção é a de que a gente tenha, a cada ano, mais atletas na Seleção Brasileira”, reforça o sensei Fernando Macêdo, de presença frequente no rol de melhores atletas do país.
“Nossa base é muito boa. A gente tem atleta de 11 anos, que é a primeira categoria do Pan, além de jovens de 12 aos 19 anos e também no adulto. Estamos levando praticamente de todas as idades. E para apenas uma academia é muito bom. Estamos muito felizes e com uma expectativa alta. Estão todos bem fisicamente e agora é trabalhar a mente para fazer tudo o que treinamos. Vamos representar bem Juiz de Fora, Minas e o Brasil”, projeta o professor.
Programação do “principal torneio do ano”
O evento é, conforme Fernando Macêdo, “o campeonato mais importante da JKA no ano. Vai ter o Mundial, mas foi adiado pra 2024 por conta da pandemia. Então esse Pan-Americano é o mais importante e estamos com uma expectativa muito boa. Será o primeiro campeonato internacional pós-pandemia da JKA”, ressalta o professor.
Apesar de os caratecas subirem no tatame a partir desta sexta em caráter competitivo, desde a quarta-feira (9) eles treinam com a Seleção Brasileira em território chileno e, nesta quinta, também possuem aula prática com Yoshizo Machida, carateca japonês naturalizado brasileiro, pai do lutador de MMA Lyoto Machida.