A juiz-forana Mara Azevedo venceu o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu, no domingo (7), em Barueri, na categoria master 2, peso pena, faixa marrom. Esse foi o quarto título nacional da atleta da Alliance Juiz de Fora, que, no momento, ocupa também a primeira colocação do ranking mundial nas suas especificidades. Conforme Mara, a conquista foi a mais inesquecível de sua carreira pela excelência dos atletas presentes e pelo recorde de inscrições feitas.
“Esse Brasileiro entrou para a história do jiu-jítsu, todas as categorias estavam lotadas. Isso fez com que o nível do campeonato fosse muito alto. Mesmo já estando acostumada a lutar, foi o mais difícil que disputei. Nas outras vezes, havia sido campeã no peso pluma, mas dessa, lutei no pena, um peso acima, contra mulheres maiores e mais fortes”, analisa a tetracampeã.
LEIA MAIS
Apesar de comemorar a conquista pessoal, Mara lamenta a falta de apoio em Juiz de Fora. “Fico feliz de fazer a cidade aparecer no cenário nacional e internacional. Temos excelentes atletas, mas muitos não conseguem chegar por dificuldades financeiras e falta de incentivo. A modalidade é muito boa, mas precisamos ser valorizados para construirmos trajetórias bonitas”, enxerga.
Além de Mara, três juiz-foranos trouxeram medalhas para a cidade. Ana Luiza Carvalho Coelho, da categoria mirim, peso médio, faixa cinza foi campeã; Fellipe Marinho, do master 1, peso leve, faixa azul, levou a prata, e Raphael Monteiro, do master 1, peso médio, faixa branca, ficou com o bronze.
Mundial em dúvida
Além de tetracampeã brasileira, Mara é vice-campeã mundial de jiu-jítsu. Ela pretende disputar, novamente, a maior competição do planeta neste ano – que irá acontecer nos Estados Unidos, em agosto -, mas depende de apoio financeiro para custear passagem, hospedagem e alimentação. Ela disponibiliza o contato 32 98849-3295 para interessados em patrociná-la.