O Tupi conquistou a primeira vitória em sua história na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Após empatar com o Bahia na estreia, no início da tarde desta segunda-feira (6) o Carijó bateu o anfitrião Primavera, em Indaiatuba (SP), por 3 a 2, e chegou na liderança do grupo 13 com 4 pontos – mesmo número do Tricolor Baiano, segundo colocado. Um dos destaques do duelo foi o atacante Patrick, que marcou dois gols e chegou aos três no torneio. O outro tento alvinegro foi do lateral-direito Filipe. Natã e Ryan marcaram para os mandantes.
O Galinho volta a campo na próxima quinta-feira (9), quando encara o XV de Piracicaba às 13h. Um empate sela a classificação juiz-forana.
Em análise, o técnico Wesley Assis elogiou a postura tática da equipe, mas lamentou erros que ameaçaram a vitória alvinegra. “Tivemos o controle do jogo. Pegamos um adversário difícil, mas a equipe esteve bem postada taticamente. Tecnicamente não fomos excepcionais, erramos muitas bolas na fase de construção de jogo, mas fomos valentes, respeitamos a estratégia e, mesmo sem uma partida perfeita e sofrendo dois gols, não sofremos nenhum outro lance de finalização. Agora é corrigir a parte técnica nossa principalmente, porque contra uma equipe com uma qualidade um pouco maior isso pode nos complicar mais lá na frente.”
O Carijó atuou com Davyd; Filipe, João Gustavo, Pedro Romano e Jordan Kaíque (Pedro Gomes); João Marcos, Felga (Lolote) e Max (Luis Fernando); Neném (Rhuan), Rê e Patrick.
Vira-vira em 20 minutos
Em 20 minutos de duelo, três gols já haviam sido marcados – números que ajudam a ilustrar a intensidade das equipes na agitada etapa inicial. O Galinho iniciou a partida com um susto em uma falha defensiva. Aos 6, após jogada pela esquerda de ataque dos mandantes e cruzamento na área, dois defensores carijós não conseguiram afastar o perigo e, na segunda rebatida, a bola tocou no atacante Natã e foi parar no fundo da rede, sem tempo de reação para o arqueiro Davyd.
Mesmo com o tento sofrido ainda no começo, o Galinho pareceu não se abalar. Organizada, a equipe de Wesley Assis ganhou campo e também passou a explorar os erros adversários. Um deles ocorreu aos 9 minutos. O lateral-direito Filipe tentou ligação direta para o atacante Patrick. O lançamento, contudo, foi direto nos pés do zagueiro do Primavera. Apesar da aparente tranquilidade no lance, o beque recuou fraco para o goleiro e Patrick, ligado, chegou na bola e tirou do goleiro rival, empatando o embate.
Confiante, o Tupi passou a comandar as principais oportunidades ofensivas. Aos 20 veio o prêmio: em jogada sempre treinada em Santa Terezinha desde o Campeonato Mineiro, o Galinho iniciou a transição com triangulação pela direita e virou, de pé em pé, a jogada para o lado oposto. Jordan Kaíque cruzou, Rê cabeceou na trave, a bola tocou na mão do goleiro e sobrou para o lateral Filipe, como um atacante, empurrar para o gol: 2 a 1 Tupi. O Galinho se manteve com maior posse de bola até os 35 minutos, quando o ritmo foi diminuído e os donos da casa ameaçaram uma pressão, mas sem assustar Davyd até o intervalo.
Patrick de novo
O Tupi assustou os donos da casa logo aos 5 minutos do segundo tempo. Após jogada bem trabalhada pela direita, o volante Felga acertou a trave em chute da entrada da área. No entanto, o Primavera se aproveitou da bola parada para igualar o placar. Aos 16, Ryan apareceu livre na área para aproveitar cobrança de escanteio da direita e cabecear sem chances para Davyd.
Aos 28, quando os donos da casa pareciam mais próximos do terceiro gol por imposição física, Rê fez bela jogada pela direita de ataque e serviu o artilheiro Patrick, que finalizou cruzado para recolocar o Galinho no comando da contagem. A vantagem se manteve até o final, sem grandes sustos defensivos, com o Tupi chegando ao primeiro triunfo em sua história nesta competição.