Os jovens Lucas Zoffoli e Eduardo Noronha, aprovados em uma peneira realizada em fevereiro deste ano em Leopoldina, assinaram com o Dinamo Zagreb, time de futebol da Croácia, na última segunda-feira (26).
Eles passaram por um período de testes com o clube croata e foram aprovados pela comissão técnica do clube. Em entrevista à Tribuna, Lucas, que é de Além Paraíba, na Zona da Mata, comentou sobre como tem sido essa experiência.
“É uma emoção muito grande poder ingressar no maior clube da Croácia e fazer parte dessa grande instituição. Está sendo uma experiência única, maravilhosa, que eu agradeço primeiramente a Deus, ao Felipe Furtado e ao Bernardo Guedes, de Leopoldina, pela oportunidade que me deram e por acreditarem no meu trabalho”, afirmou o atleta.
Lucas também comentou sobre suas expectativas no clube. “As expectativas são muitas, mas a principal é trabalhar sério, com disciplina e dedicação, para eu evoluir e crescer dentro do time.”
Ambos irão participar de todos os campeonatos que a equipe disputa nas categorias de base, com destaque para a UEFA Youth League.
Felipe Furtado, agente dos brasileiros, explicou à Tribuna qual a importância da competição. “O sub-19 do Dinamo participa de uma espécie de Champions League sub-19, a Youth League, e esse lugar tem alta visibilidade. No período de seis meses a um ano, esses atletas podem competir nessa liga, enfrentando o sub-19 do Real Madrid, Benfica, entre outros”, comentou Felipe.
Além de Lucas e Eduardo, entre os jovens aprovados na peneira, um ainda passará pelo período de testes. Cauã Barbosa de Oliveira, natural de Bicas, não completou 18 anos e, por isso, ainda não pode se juntar ao clube croata.
Frutos da peneira
Ao todo, seis jovens foram selecionados para passarem por um período de testes na categoria de bases do Dinamo Zagreb. Desses, três já conseguiram contrato com um clube profissional. Além de Lucas e Eduardo, Diogo de Carvalho se juntou ao Radnik Sesvete, da segunda divisão do futebol croata.
O agente dos jovens, Felipe Furtado, explicou que ele não pode integrar a base do Dinamo por conta da sua idade ser superior a 19 anos. Mas isso não impediu que o jogador encontrasse outro clube. “A categoria de base do Dinamo termina nos 18 anos, então ele não tinha como assinar. Mas ele conseguiu assinar com um clube da segunda divisão do futebol croata.”
Integrado ao elenco, Diogo já disputou três partidas oficiais pelo clube. Na última sexta-feira (30), ele foi escalado como titular para o jogo, que acabou com a vitória da equipe por 3 a 2.
Caminho até o Dinamo Zagreb
Para contar a história dos jovens que foram aprovados nesta peneira, Felipe produz um documentário que conta desde o início do período de testes até a ida dos jovens à Croácia. Recentemente, foi divulgado um teaser deste documentário. Confira:
Ainda sem data de estreia definida, os produtores seguem em negociações para que o documentário integre o catálogo de um dos serviços de streaming.
O diretor deste projeto é Leandro Lima, que já participou de grandes obras audiovisuais, como o documentário ‘Lutando para Vencer’, que ganhou prêmios nos mais variados festivais de cinema independente. Ele ainda conta com o apoio da marca de roupas Cancha F.C, que é voltada ao nicho do futebol.
*Estagiário sob supervisão da editora Rafaela Carvalho