Apesar da retomada do abastecimento aos serviços essenciais, realizado na terça-feira (29), os ônibus urbanos de Juiz de Fora mantêm, até esta quarta-feira (30), os horários de domingo, com “racionalizações” feitas por cada empresa no horário fora do pico (das 9h às 16h e após às 20h). Este foi o posicionamento divulgado por Consórcios Integrados de Transporte Urbano (Cinturb). Já a situação dos taxistas foi resolvida na terça-feira (29), com quase 100% da frota rodando nas ruas. Mas os motoristas de aplicativos ainda lutam pelo direito de encher o tanque com a mesma prioridade que os taxistas e os motofretistas.
O Cinturb, por meio de sua assessoria, afirma que “dentro da racionalização de cada empresa, algumas podem ser menos severas, mas a operação está funcionando com avaliação de linha por linha e conforme demanda”. A informação é de que, com a chegada do combustível desta terça, melhora a autonomia (que venceria na quarta-feira), mas ainda não é possível estimar até quando. Uma nova reavaliação pode acontecer nesta quarta. A meta é garantir o transporte público até que os consórcios alcancem “nível de segurança nos estoques”. Os usuários podem se orientar pelos aplicativos CittaMob ou BusãoJF ou ainda fazer buscas por linhas no site www.astransp.com.br.
LEIA MAIS
- Juiz-foranos tentam driblar falta de gás de cozinha
- Padarias podem levar até 120 dias para recuperar prejuízo
- Procon de JF monitora postos contra possível abuso nos preços dos combustíveis
- Aeroporto Itamar Franco repõe combustível e garante abastecimento até sábado
O presidente do Sindicato dos Taxistas de Juiz de Fora, Aparecido Fagundes, destacou a importância de a Prefeitura ter incluído a categoria entre os serviços essenciais. Os taxistas tiveram direito a encher o tanque, ao contrário dos motoristas particulares, que só puderam abastecer 20 litros por vez após o atendimento prioritário. O presidente destacou a importância do serviço de táxi para suprir a falta de coletivos em horários de racionamento. “O táxi faz uma diferença grande, porque é um meio de locomoção que a população ainda usa muito.”
Já o presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativos de Juiz de Fora (Amoaplic/JF), Júlio César Marques Paes, conhecido como Peixe, reuniu-se com representantes da Prefeitura para cobrar que a categoria fosse incluída entre os beneficiados pelo atendimento prioritário, a exemplo de táxis (contemplados na primeira versão do decreto de situação de emergência) e motofretistas (incluídos entre os serviços essenciais ao longo do dia). A expectativa, disse, era que, até esta quarta, fosse garantindo aos motoristas de aplicativos também o direito de encherem o tanque. Pelas contas do presidente, durante a manhã, não havia mais do que 5% de motoristas rodando nas ruas. Procurada, a Prefeitura ainda não se posicionou sobre a situação da categoria.
Viagens intermunicipais
Quem for viajar para outros municípios e estados, a orientação da administração do Terminal Rodoviário Miguel Mansur segue a mesma: conferir a situação diretamente com as empresas de ônibus interestaduais e intermunicipais. Útil, Viação Cometa, Empresa Unida e Viação Kaissara, responsáveis pelas principais rotas feitas a partir de Juiz de Fora, emitiram comunicados informando a possibilidade de alteração, redução e até mesmo o cancelamento de horários.
Os contatos com a Útil devem ser feitos por meio dos guichês na rodoviária ou nos pontos de embarque. A Viação Cometa mantém as informações atualizadas no site www.viacaocometa.com.br. Já a Empresa Unida colocou o telefone (32) 2101-7200 à disposição dos consumidores. A Viação Kaissara divulgou o canal de atendimento por meio do telefone 0800 723 2121.