Ícone do site Tribuna de Minas

Superinter reúne varejo supermercadista e indústria fornecedora no Expominas

Superinter
PUBLICIDADE

A Convenção e Feira de Supermercados do Interior (Superinter) da Zona da Mata irá reunir o varejo supermercadista e a indústria fornecedora em evento que acontece nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18) no Expominas. Essa é a segunda edição do evento. De acordo com a organização, são dois dias focados em fazer negócios, estimular o relacionamento empresarial e promover exposição de marcas numa feira com fornecedores locais, regionais e nacionais. Também haverá palestras e formações voltadas para o aperfeiçoamento do público..

Na edição do ano passado, a Superinter reuniu mais de dois mil participantes, vindos de 75 municípios para o evento. A expectativa é de que, este ano, a convenção seja ainda maior e movimente mais pessoas do segmento de supermercados e panificação. Como explica Álvaro Pereira Lage Filho, vice-presidente regional da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) em Juiz de Fora, é um evento com oportunidades de negócio para todos os níveis do setor: “Tanto para o funcionário operacional com as formações técnicas quanto para gestores, gerentes e comerciais, é uma oportunidade boa para fazer relacionamentos e negócios”, diz.

PUBLICIDADE

O objetivo é justamente intensificar a relação entre varejo e indústria. “Queremos promover essa interação, com troca de experiências, negociações comerciais, apresentação e degustação de produtos e, assim, contribuir com a formação do público que trabalha nesse setor.”

PUBLICIDADE

Para isso, além da feira, o evento também promoverá atrações no auditório, com palestras técnicas, motivacionais e talk show. Entre os palestrantes deste ano está o ginasta olímpico Diego Hypólito, que irá falar sobre motivação. Também estarão presentes na grade de palestrantes empresários e especialistas do setor, para trocar experiências e compartilhar conteúdo de relevância para profissionais da área.

Oportunidades de negócio no Superinter

Há diferentes oportunidades de negócios no Superinter, incluindo projeto em parceria de AMIS, Sebrae-MG e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), chamado Circuito Mineiro de Oportunidade e Negócios (CMON). Este circuito apresenta rodadas de negócios, promove o acesso de empreendedores a mercados e busca inserir os pequenos negócios como fornecedores.

PUBLICIDADE

A organização do evento reforça as vantagens para esses fornecedores e para o varejo, já que ambos se beneficiam do processo e podem fomentar o crescimento econômico a partir de boas negociações. Sobre isso, Álvaro destaca que o evento é uma oportunidade também de fazer “relacionamentos e networking” que podem fazer a diferença na cadeia produtiva.

Crescimento do setor na Zona da Mata

Juiz de Fora é um polo econômico dentro da Zona da Mata e, por isso, conforme o vice-presidente, é um lugar estratégico para o evento ocorrer. “Nós queremos atender toda a região”, explica. No estado mineiro, é notável o impacto do setor supermercadista, que opera 17.026 lojas e emprega 400.091 funcionários de forma direta, sendo que 60% são jovens que estão na sua primeira oportunidade formal de trabalho. Já o faturamento bruto do setor em 2023 foi de R$ 87,58 bilhões, o equivalente a 8,5% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais.

PUBLICIDADE

A Zona da Mata é uma das regiões de maior expressão do setor no estado e na economia mineira, tendo ainda registrado, no último ano, crescimento de 6,66%, com dez novas lojas do setor. De acordo com o vice-presidente, ainda, essa é uma oportunidade de os profissionais falarem sobre as dificuldades que o setor enfrenta e trocarem conhecimentos justamente para manter esse crescimento. “O evento tem esse propósito de trazer conhecimento e discutir esses assuntos. Nós temos uma reunião que é feita para os executivos, em que debatemos os temas tributários e as principais matérias que afetam diretamente os nossos negócios. (…) Já as palestras que acontecem ajudam nesses temas mais importantes, como marketing e motivação da equipe, que são as dores dos supermercados”, diz.

Sair da versão mobile