Ícone do site Tribuna de Minas

Empresa de laticínios de Juiz de Fora é ouro no Mundial do Queijo

COALHADAS queijo maturando
Queijo minas meia-cura do laticínio Coalhada’s ganhou Super Ouro em competição internacional (Foto: Divulgação /Laticínios Coalhada’s)
PUBLICIDADE

O Laticínios Coalhada’s, de Juiz de Fora, foi destaque no 3º Mundial do Queijo do Brasil, que aconteceu na semana passada em São Paulo. Com a primeira participação no concurso, a empresa conquistou duas medalhas: a Super Ouro com o queijo minas meia-cura e a Ouro com o requeijão de corte. 

LEIA TAMBÉM: Laticínio artesanal dirigido por casal de JF é premiado em Brasília

PUBLICIDADE

Há mais de 30 anos, a fundadora do empreendimento, Louise Fonseca, se dedica a criar “queijos com personalidade”. No caso do queijo minas meia-cura, ele passa por um processo de maturação de 40 dias. A produção conta com seleção criteriosa do leite, fermento e técnicas tradicionais de coagulação, corte, prensagem e maturação. Já o requeijão de corte é feito com leite fresco e fermento lácteo e cozido no tacho, seguindo uma receita tradicional da empresa e preservando sabor e textura.  

PUBLICIDADE
Requeijão de corte também foi premiado e segue receita tradicional da empresa (Foto: Divulgação/Laticínios Coalhada’s)

Quase 2 mil tipos de queijo participaram da disputa

O 3º Mundial do Queijo do Brasil reuniu o melhor da produção queijeira nacional e internacional, com quase 2 mil queijos inscritos na disputa. Um júri especializado, composto por 300 profissionais do setor, avaliou cada produto, levando em consideração diversos critérios como sabor, aroma, textura e aparência. A categoria Super Ouro é avaliada por 15 “jurados supremos”. 

O Mundial do Queijo é realizado a cada dois anos pela SerTãoBras, uma associação de produtores de queijos artesanais. O evento é promovido em parceria com a Guilde Internationale des Fromagers, uma das maiores associações de produtores de queijo do mundo, presente em mais de 40 países. 

PUBLICIDADE

LEIA MAIS notícias de Juiz de Fora aqui

Sair da versão mobile