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Cresce reclamação sobre filas de banco no Procon/JF

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Reclamações por demora em filas de espera em agências bancárias têm crescido em Juiz de Fora. Segundo dados da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon/JF), entre 1º de janeiro deste ano até a última segunda-feira (14), o órgão recebeu 43 queixas. Em igual período de 2015, foram apenas 16 reclamações. Para o superintendente da pasta, Nilson Ferreira Neto, o aumento é resultado das ações educativas promovidas pelo Procon/JF, como a “Conheça Seus Direitos”, iniciada em fevereiro de 2016, nas portas dos bancos para informar e esclarecer a população.

“Em menos de dois meses, a quantidade de reclamações quase triplicou em relação ao último ano, e as multas aplicadas às agências que descumprem a lei chegam a R$ 43 mil”, ressaltou. Os bancos são obrigados a manter o serviço de emissão de senhas, a serem retiradas pelos usuários. No papel deve conter informações como data, hora e minuto e, quando forem atendidos, precisam exigir que o caixa registre o momento do atendimento na própria senha.

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Caso o tempo de atendimento ultrapasse a 15 minutos em dias normais e 30 minutos em véspera ou dia posterior a feriados, o consumidor poderá procurar o Procon, munido de senha e documento de identidade, para registrar a infração. “Para cada consumidor que não for atendido dentro dos prazos estabelecidos em lei, o banco sofrerá uma multa de R$ 10 mil”, acrescentou Nilson.

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