Ícone do site Tribuna de Minas

Saiba como identificar um produto falsificado

produtos falsificados
PUBLICIDADE

Os produtos falsificados vêm ganhando cada vez mais espaço dentro do mercado brasileiro, seja no comércio ou através de vendas on-line, por conta de seu preço mais acessível comparado ao original. Porém, apesar de serem mais baratos, causam prejuízo à economia nacional. Segundo dados do Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP), o Brasil perdeu cerca de R$ 441 bilhões só no primeiro semestre deste ano, 7,5% a mais na comparação com 2023, ano em que o prejuízo foi de R$ 410 bi.

Apesar de parecer mais vantajoso adquirir os itens piratas por conta de seu valor, a qualidade e a durabilidade são reconhecidamente inferiores, já que não reproduzem com fidelidade características, desempenho e durabilidade, além de recursos e tecnologia dos originais.

PUBLICIDADE

Os itens que costumam ser mais falsificados são filmes, músicas, roupas, tênis, bonés, bolsas, mochilas, smartphones, jogos, fones de ouvido, caixas de som bluetooth, cosméticos e brinquedos. Alimentos e bebidas, utensílios domésticos, peças para veículos, programas de computador, livros e medicamentos também sofrem com o plágio.

PUBLICIDADE

Para diferenciar o produto original de um falsificado, é importante saber algumas dicas. Uma delas é verificar a presença de selos de autenticidade, no caso de tênis, relógios, bolsas e cosméticos; certificação, em alimentos, brinquedos e lâmpadas; e homologação em celulares por órgãos reguladores, como Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Além disso, é importante conferir a embalagem e o manual de instruções do objeto. Na maioria dos casos, os fabricantes dos itens irregulares não seguem fielmente o design da embalagem e do manual de instruções da mercadoria legítima, o que pode indicar que aquele objeto é pirata.

PUBLICIDADE

A recomendação é de que o consumidor dê preferência a estabelecimentos, sites e vendedores confiáveis, que sejam indicados por familiares e amigos. Além disso, alguns produtos só devem ser adquiridos com fornecedores autorizados, como medicamentos e celulares. Em caso das lojas virtuais, o comprador deve ter atenção com as avaliações daquele domínio.

Compras pela internet

Em caso de compras online, o consumidor que adquirir um produto e receber um item falsificado poderá cancelar a compra. Para isso, o cliente que se sentiu prejudicado poderá se valer de seu direito de arrependimento e deverá, dentro do prazo de sete dias corridos a contar do recebimento do produto, solicitar o cancelamento da compra. É preciso devolver o objeto, sem nenhum custo adicional.

PUBLICIDADE

Se o consumidor perceber que o produto é falsificado após o prazo de sete dias corridos depois da entrega, ainda é possível recorrer. Nesse caso, o comprador poderá requerer, judicialmente, a devolução integral do valor pago atualizado ou o cumprimento da oferta, ou seja, a entrega do produto original. Além disso, cabe o ajuizamento de uma ação de dano moral, uma vez que o cliente tem direito à informação adequada e clara sobre os produtos.

*estagiário sob supervisão da editora Fabíola Costa

Sair da versão mobile