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Cuidados para não ter a mala extraviada

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A média de bagagens extraviadas em aeroportos brasileiros em 2014 foi de 7,3 malas para cada mil passageiros transportados, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Embora a incidência seja pequena, o usuário precisa saber como agir para não perder tempo e resolver o problema. Conforme orienta a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ao constatar a falta da mala, o passageiro deve procurar a companhia aérea e informar sobre o ocorrido. Ao efetuar a reclamação, deve preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) e registrar queixa junto a Anac. As companhias aéreas têm prazos para garantir a devolução: 30 dias no caso de voos domésticos e 21 dias em voos internacionais.

Para evitar o transtorno, antes de embarcar, procure tirar fotos da mala aberta e fechada, para facilitar sua descrição e os itens em seu interior. Coloque etiquetas contendo informações de contato, como nome, endereço e número de telefone. Não despache bagagens que contenham objetos de valor como jóias, dinheiro e eletrônicos. Em caso de furto, além dos passos anteriores, é fundamental registrar um boletim de ocorrência, incluindo o nome da companhia aérea e o número do voo.

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