Consumidores apaixonados por cerveja já podem testar os seus conhecimentos sobre a bebida em uma plataforma de games, chamada Hoppy. A iniciativa foi criada pela Cervejaria Ambev e tem como objetivo levar interatividade ao público e ajudar a criar um repertório com conteúdo cervejeiro.
O Hoppy foi desenvolvido pela Ambev em Nova York e chega ao Brasil com uma abordagem intuitiva e acessível para testar conhecimento sobre cerveja, reunindo temas como história da bebida, ingredientes, estilos, etapas de produção e dicas de harmonização.
Ao longo de cada etapa, os usuários podem avaliar seus conhecimentos completando testes e quizzes, e acumulando as chamadas “beercoins”, pontuação de classificação no ranking global, em que pessoas do mundo inteiro disputam a liderança.
“Cada vez mais o consumidor tem se interessado por detalhes, história e curiosidades da cerveja e o Hoppy representa mais uma das iniciativas para democratizar e oferecer uma fonte inesgotável de conhecimento, mostrando toda a pluralidade que a cerveja carrega”, afirma a especialista de Conhecimento e Cultura Cervejeira na Ambev, Carolina Loureiro.
Como jogar?
Em um momento em que os papos de bar estão acontecendo na mesa de casa, o Hoppy chega para proporcionar essa troca de experiências e conhecimento de forma on-line. Para jogar, o consumidor pode acessar a plataforma por meio do site hoppy.ab-inbev.com/web. Ou baixar o aplicativo na Apple Store ou Google Play. O acesso é totalmente gratuito e direcionado a maiores de 18 anos.
Educação e entretenimento
Segundo a Ambev, o Hoppy foi inicialmente projetado para ser uma ferramenta de educação cervejeira para seus colaboradores. No entanto, o projeto foi ampliado para os consumidores pelo alto potencial de ser um agente de democratização de informação, principalmente dentro do universo da cerveja, que é tão rico e diverso.
Charles Nouwen, responsável pelo desenvolvimento do Hoppy, afirma que esse é mais um dos formatos e experiências da companhia para compartilhar conhecimento cervejeiro de forma simples, prática e acessível. “A partir desse novo ponto de conexão, queremos mostrar aos consumidores a beleza por trás da produção da cerveja e a história de estilos e marcas que estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano”, revela.
Além do Brasil, a plataforma está disponível na web nas versões em inglês, espanhol, português e, em breve, em francês.