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Saiba como aproveitar a Black Friday

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A poucos dias da Black Friday, que será realizada na próxima sexta (23), o consumidor deve ficar atento para aproveitar a data como uma boa oportunidade de fazer negócio e evitar transtornos. Para isso, os órgãos de defesa do consumidor orientam sobre os dois principais cuidados a serem tomados: a segurança na hora das compras e o controle dos gastos (ver arte). A primeira questão abrange desde a escolha do site ou loja física até a verificação sobre a qualidade e o prazo de entrega do produto. Já a outra é um alerta para garantir que os consumidores não encerrem 2018 no vermelho.

Antes de ir às compras é necessário analisar o orçamento. “Você pode estar querendo muito um produto, mas precisará avaliar se o seu bolso comporta essa compra neste momento”, orienta o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). Em sinal positivo, é importante saber exatamente o que precisa para evitar as compras por impulso. “São tantas ofertas acontecendo ao mesmo tempo que é uma verdadeira tentação, mas é importante manter o foco.”

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O ideal é que o consumidor se antecipe à Black Friday, fazendo um levantamento de preços meses antes, de forma a ter certeza que os descontos valem a pena. A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon-JF) tem acompanhado as variações de preços para evitar falsas promoções na cidade. A atenção do consumidor também deve ser redobrada com relação ao frete, já que as lojas podem encarecer a cobrança para “equilibrar” o valor mais baixo do produto.

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Procon SP divulga lista de sites a serem evitados

O primeiro passo para realizar uma compra segura é escolher uma loja ou site que tenha credibilidade. A Fundação Procon de São Paulo  disponibiliza uma lista de sites que não devem ser utilizados. Outra dica é verificar no Reclame Aqui a reputação da empresa. Na compra presencial, é necessário observar a qualidade do produto,o prazo de entrega e a garantia. O direito de troca é assegurado apenas em caso de defeito.

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Na compra virtual, é importante verificar se o site apresenta dados como CNPJ, endereço, telefone e canais de atendimento ao cliente. “Não deixe de salvar ou imprimir a página de oferta e a confirmação de compra em caso de problemas futuros”, alerta a Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. O consumidor tem direito de fazer devolução por qualquer motivo dentro do período de sete dias.

Outro cuidado é com relação ao equipamento utilizado. “Na compra on-line, fornecemos dados pessoais e sigilosos, como número do cartão de crédito e endereço. Por isso, é importante reforçar a segurança de computadores e outros dispositivos para evitar que essas informações sejam capturadas indevidamente.”

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