Quatro aplicativos – iFood, Uber, 99 e Rappi – figuram entre as dez empresas mais reclamadas no portal Reclame Aqui, pelo menos nos últimos 30 dias. Conforme o portal, o principal motivo de reclamação dos consumidores é sobre pedido não entregue, mesmo com a efetivação da cobrança. Além disso, reforça a mudança de comportamento do novo consumidor, que tem evoluído com o tipo de serviço prestado pelas empresas.
Na avaliação do CEO Global do Reclame Aqui, Mauricio Vargas, esses aplicativos souberam romper os velhos padrões, mas o que importa é o atendimento que eles oferecem ao cliente. “A necessidade de as empresas estarem acompanhando e mudando a estrutura para entender o novo consumidor é muito importante. E quem entender esse novo comportamento, romper os velhos padrões e criar formas – simples e práticas – para atender esse novo cliente, com certeza, colherá bons frutos”, explica.
Os dados levantados pelo Reclame Aqui apontam que, dos quatro aplicativos que figuram a lista, três tiveram uma evolução de reputação significante. O iFood, que possuía a reputação “Bom”, em 2018, conseguiu passar para “Ótimo”, e assim permaneceu. A 99 possuía a reputação “Regular” e, em 2018, conseguiu evoluir para “Bom”. E o Rappi, de “Ruim” evoluiu para “Regular”. O ranking ainda mostrou que, há algum tempo, o perfil do consumidor tem mudado de acordo com as novas plataformas e as redes sociais. Uma reclamação que antes era feita via telefone, por exemplo, agora é feita por Facebook ou, até mesmo, por um vídeo viralizado no WhatsApp.