Durante períodos de chuvas intensas e tempestades, as quedas de energia elétrica por tempo prolongado trazem preocupações aos consumidores. Entre os prejuízos, estão falhas na conservação de alimentos e medicamentos e danos a equipamentos eletrônicos. Mas o que o cliente pode fazer quando é afetado pelo estrago de produtos? É possível solicitar reembolso pelo tempo que ficou sem energia?
De acordo com a assessoria da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o cliente pode pedir ressarcimento de valor referente ao conserto ou à substituição de um produto danificado devido a problemas na rede elétrica. Para isso, a companhia “poderá executar uma vistoria no local, durante a etapa de análise, para verificação técnica do equipamento, dentro dos prazos estipulados pelo órgão regulador”. Para retorno de deferimento ou indeferimento do pedido, é feita análise de documentos e evidências apresentadas, como registros de eventos e ocorrências na rede, em prazos previamente estabelecidos.
A empresa distribuidora também informa que o cliente pode ser indenizado pelo período que ficar sem energia elétrica com compensação financeira automática em fatura em até dois meses. Porém, para que o consumidor receba o reembolso, o tempo sem energia deve ultrapassar “os indicadores de continuidade estipulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para cada localidade/unidade consumidora”. Estes indicadores incluem o tempo médio sem fornecimento e a quantidade média de interrupções em determinado setor.
Precauções sob riscos
Com chuva forte, raios, relâmpagos e trovões do lado de fora, quem nunca ouviu dizer que é necessário tirar os aparelhos das tomadas para não estragarem? De acordo com o professor do departamento de Energia Elétrica da UFJF, Bruno Henriques Dias, a recomendação é desligar os equipamentos eletrônicos da tomada para evitar que as descargas atmosféricas causem picos de tensão na rede elétrica.
O professor também orienta que, mesmo após a chuva estiar, deve-se aguardar por um tempo para ligar os equipamentos novamente, pois ainda podem haver descargas elétricas que afetarão a rede. “Existem ações que ajudam na prevenção destes danos aos equipamentos, como uma instalação elétrica adequada, onde o projeto leva em conta as proteções necessárias, como o uso de para-raios. Além disso, podemos usar equipamentos que auxiliam na proteção das descargas atmosféricas e outras variações na rede, como filtros de linha, estabilizadores e, principalmente, no-breaks”, alerta Bruno.
Por quais canais o cliente pode solicitar atendimento da Cemig?
Para solicitar o reembolso por aparelhos eletrônicos danificados, o cliente pode procurar atendimento presencial em uma agência da Cemig na cidade. No caso de Juiz de Fora, no Castelinho da Cemig (Rua Espírito Santo, 467, Centro) das 8h às 16h30.
Pode também entrar em contato com o serviço de teleatendimento Fale com a Cemig pelo número 116, ou pelo site Cemig Atende Web.
Os mesmos canais atendem casos de quedas no fornecimento de energia elétrica e ocorrências que geram risco à população.