O INSS notificou cerca de 4 milhões de beneficiários para realizarem a Prova de Vida. A convocação está sendo feita pelo aplicativo Meu INSS ou por meio do extrato bancário do segurado. A partir da data da notificação, há prazo de 30 dias para realizar o procedimento, que pode ser feito diretamente no banco, mediante apresentação de um documento de identidade.
Obrigatória para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio por incapacidade temporária com duração superior a um ano, a Prova de Vida, segundo a advogada Roberta Faria, é uma forma de o INSS confirmar que o segurado está vivo e, portanto, apto a continuar recebendo o benefício. De acordo com ela, o processo é essencial para prevenir fraudes.
Nos últimos anos, o INSS implementou um sistema que realiza a comprovação de vida de forma automática, com base no cruzamento de dados oficiais do Governo federal.
Como realizar a Prova de Vida
Com o novo sistema, mais de 30 milhões de beneficiários já tiveram a prova de vida validada automaticamente – cerca de 80% do total. Quando isso não é possível, o próprio segurado precisa realizar o procedimento.
Segundo Roberta, a exigência ocorre principalmente quando não há registros recentes em bases públicas, como movimentações bancárias, dados eleitorais ou informações de saúde. Se o segurado passa muito tempo sem utilizar serviços ou atualizar seus dados, é solicitada a Prova de Vida manual.
A comprovação pode ser feita de várias formas. Pelo site ou aplicativo Meu INSS, basta fazer login e seguir as instruções, incluindo o reconhecimento facial, quando exigido. Alguns bancos também oferecem o procedimento on- line em seus próprios aplicativos. Já quem preferir o atendimento presencial pode ir à agência bancária responsável pelo pagamento do benefício, apresentando um documento oficial com foto.
Riscos e bloqueios para quem não realiza a prova de vida
O segurado tem 30 dias para fazer a prova de vida. Se não cumprir o prazo, o benefício é bloqueado automaticamente. A advogada Júlia Junqueira ressalta que o bloqueio não implica perda do benefício, mas o processo de desbloqueio pode levar semanas e causar dificuldades financeiras.
Já Roberta explica que, após a regularização, os valores são pagos retroativamente pelo período em que o benefício ficou suspenso.
Segundo Júlia, quem tiver o pagamento bloqueado deve ligar para o 135 e solicitar a reativação. A regularização também pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS.
Atenção para golpes
O INSS reforça que não entra em contato com segurados para solicitar a Prova de Vida. O órgão não liga, não envia mensagens, e-mails ou SMS, e não manda representantes às residências para recolher documentos ou realizar o procedimento.
Beneficiários devem desconfiar de qualquer abordagem fora dos canais oficiais e nunca compartilhar dados pessoais, documentos, senhas ou informações bancárias, já que essas práticas caracterizam golpes.
Júlia explica que as fraudes podem ocorrer por visitas domiciliares, ligações ou mensagens que oferecem serviços pagos ou pedem informações pessoais. Ela destaca que as comunicações legítimas do INSS ocorrem exclusivamente pelo aplicativo ou site institucionais.
Se o segurado tiver fornecido dados a terceiros, a advogada orienta contatar imediatamente o banco para verificar movimentações, alterar senhas e, se necessário, cancelar cartões. Também recomenda registrar boletim de ocorrência, sobretudo quando há prejuízo financeiro. A Prova de Vida é sempre gratuita, e o INSS nunca solicita senhas. Em caso de dúvida, o segurado deve buscar os canais oficiais ou ligar para o 135.
*estagiária sob supervisão da editora Fabíola Costa
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